Ficha de jogo

Estádio José Santos Pinto
(27-10-02)

Árbitro: Jacinto Paixão

Auxiliares: José Chilrito, João Ai-Ai

Sporting Clube da Covilhã - 1
Celso, Moisés, Pinheiro, Trindade (75' Carlos Manuel), Marco Abreu, Nii Amo (57' Capela), Mauro, Edgar, André Cunha, Rui Morais, Rony (45' Hermes);

Suplentes não utilizados: Luciano, Jorge Humberto, Viola, Tarantini.

Treinador: João Cavaleiro

Futebol Clube Felgueiras - 0
Tó Luís, Paulo Sousa, Hélder, John, Zé Pedro, Tulipa, Zézé (65' Regirson), Nélson (80' Martinho), Jorginho (59' Mário Pedro), David Aires, Thierry;

Suplentes não utilizados: Nuno Santos, Nando, Paulo César, Cristiano.

Treinador: Manuel Correia

Ao Intervalo 0-0

Marcadores: André Cunha (79')

Disciplina: cartão amarelo a Moisés (89'), Thierry (52'), Paulo Sousa (56'), Mário Pedro (77'
).


Figura do jogo: Tó Luís

Celso na jornada anterior, em Portimão foi o "herói" responsável pela divisão dos pontos, no Santos Pinto esta jornada esteve para se repetir o empate mas com Tó Luís, que foi um "gigante" ainda que não bem sucedido pois André Cunha materializou já num período próximo do término do jogo a superioridade evidente do Covilhã, que só por falta de sorte e mérito do guardião adversário não conseguiu um resultado mais dilatado.
Leões celebram os 15 pontos
"Vitória tão difícil quanto merecida"

A capacidade de concretização do Covilhã foi de novo posta à prova, mas ao contrário do sucedido com o Penafiel, desta vez, foi conseguido o objectivo principal, a vitória sobre o Felgueiras.


Por Paulo Galhardo


A oitava jornada da II Liga opôs o Covilhã ao Felgueiras, e na sua casa os "leões" tomaram de novo a responsabilidade do encontro, que se prolongou numa luta de um só sentido.
O rumo do jogo podia-se ter alterado ao sétimo minuto, mas graças à uma defesa espectacular de Tó Luís, opondo-se a um remate à "queima" de André Cunha o nulo manteve-se, a seguir Pinheiro (aos 18'), também entrou na área e atirou para a baliza mas o guarda-redes conseguiu defender para canto. Sucederam-se dois livres cobrados por Moisés, a que corresponderam André Cunha primeiro (22'), e seguidamente Rui Morais (37') mas ao lado.
No único momento de perigo do Felgueiras na primeira parte, Tulipa (40') correspondia de cabeça a um cruzamento, atirando a rasar o poste defendido por Celso.
A terminar a primeira parte o Covilhã dispôs de um livre que Marco Abreu cobrou em força e Tó Luís quase por instinto defendeu com sorte para canto.
Na segunda parte, o Covilhã alterava a sua frente de ataque, Cavaleiro apostou em Hermes e depois em Capela, Marco Abreu de livre indirecto cruzou para Moisés (63') e a bola teimou novamente em não entrar.
Manuel Correia operou substituições ante o recuo da sua equipa, mas num contra-ataque viu Zé Pedro (70') driblar dois jogadores do Covilhã e atirar ao poste defendido por Celso.
Marco Abreu (74') num remate cruzado obrigou David Aires a tentar o corte e por pouco não fez auto-golo.
O domínio do Covilhã era notório, e o golo adivinhava-se, a entrada de Carlos Manuel foi preponderante pois ele esteve na assistência a André Cunha (79') que quebrou a invencibilidade da baliza do Felgueiras.
Um contra-ataque do Felgueiras provocou ainda um calafrio no Santos Pinto quando Regirson (87') surgiu isolado à frente de Celso e tentou o chapéu que saiu ligeiramente por alto.
Já em tempo de descontos, é Edgar que quase dilata a vantagem ao cabecear uma bola cruzada por Carlos Manuel na sequência de mais um livre indirecto.

"A nossa aposta é no Campeonato"

Manuel Correia, treinador do Felgueiras, no final do jogo em conferência de imprensa afirmou que "o Covilhã foi a equipa mais forte, conseguindo impôr o seu jogo de futebol directo, e os meus jogadores mesmo avisados só conseguiram resistir até perto do fim, o que dificultou ainda mais a nossa recuperação".
O treinador João Cavaleiro visivelmente contente afirmava que "o jogo havia sido tão difícil quanto merecida e justa a vitória, dando o mérito aos seus jogadores que formam uma equipa moralizada, solidária e séria".
O próximo compromisso do Covilhã é frente ao Desportivo das Aves para a Taça de Portugal, mas Cavaleiro adverte "a nossa aposta é no Campeonato, e hoje vou celebrar os 15 pontos que neste momento a nossa equipa já contabiliza", minimizando a importância do jogo da Taça, na próxima quarta feira às 15 horas.