Ciclo de Palestras do Departamento de Informática
Programa AEIOU vem à UBI

Programa associado ao ensino de geometria descritiva e matemática foi apresentado no passado dia 23.

Por Renata Castro


Inserido no Ciclo de Palestras do Departamento de Informática, foi apresentado na passada quinta feira, por Francisco Morgado, o programa AEIOU. Trata-se de um projecto inovador em Portugal que tem apenas mais dois concorrentes a nível internacional. O AEIOU pretende mostrar as vantagens dum ambiente 3D assistido por computador no âmbito do ensino da Geometria Descritiva.
Financiado pela Escola Superior de Tecnologia e distribuído pela Associação de Professores de Desenho e Geometria Descritiva (APROGED), este é um programa destinado a um vasto leque de pessoas, incluindo estudantes do Ensino Superior e Secundário. É composto por quatro CD's a partir dos quais se podem facilmente aplicar conhecimentos relativos à geometria descritiva.
Tendo por base uma tese de mestrado, a ideia evoluiu e atinge, agora, um elevado reconhecimento. Conseguiu alcançar o 3º e 4º prémios num concurso da Microsoft em Maio de 2001. No entanto, a aplicação prática deste projecto depara-se com o impedimento do Governo quanto à aquisição de software por parte das escolas, o que tem gerado algum descontentamento.