Conferência de Matemática na UBI
Teoria visa melhorar avaliação nas escolas

Criar uma métrica para as Ciências Humanas e melhorar a qualidade das escolas foram algumas das teorias apresentadas por Francisco Soares, na UBI.

Por Eugénia Moeda e Mafalda Silva


A UBI recebeu na quarta feira, 16, Francisco Soares, docente de Estatística na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. A palestra debruçou-se sobre os fundamentos dos modelos usuais da Teoria de Resposta ao Item - TRI.
A utilidade desta teoria é possibilitar a criação de uma métrica que possa ser mantida. É difícil medir em Ciências Humanas, por isso é preciso um bom item para manter a métrica, e assim conseguir uma boa avaliação. O grande objectivo desta teoria, é melhorar as qualidades das escolas. Nela fala-se sobre a curva característica do Item, em que cada ser humano, com necessidades maiores, escolhe níveis mais altos da curva. Neste sentido, temos a chamada proficiência, ou seja, uma curva que se tenta aproximar ao máximo da curva normal, com um ponto característico, latente.
O Item dá informação sobre a proficiência de cada um. Itens diferentes dão respostas e informações diferentes. Construir um teste significa construir sobre a proficiência de cada aluno, dando assim uma informação respectiva. Para isso, são feitas algumas suposições nas quais a teoria vai ser construída, verificando-se sempre que cada ser humano, sendo diferente, responde de forma diferente.
O estudo sobre os Usos é também abordado, baseando-se na comparação de proficiências dos alunos de universidades diferentes. As escolas nunca podem ser comparadas, ou dizer que esta escola é melhor que a outra, porque uma coisa são as escolas, outra, são os alunos que nelas estudam.