Por Catarina Rodrigues



"Ciências" e "Artes e Letras" são os nomes dos painéis que agora se erguem nas paredes da Sala dos Actos

A Sala dos Actos da Reitoria tem um novo colorido. Foram ontem apresentados dois painéis artísticos intitulados "Ciências" e "Artes e Letras". As obras são da autoria de Fernando Alves de Sousa e a sua elaboração começou após um convite que o reitor fez ao artista.
Os painéis têm cerca de quatro metros de altura e dois de largura. Para elaborar a obra "Artes e Letras", pintada a óleo sobre madeira, Alves de Sousa escolheu personagens marcantes destas duas áreas. Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Amália e o padre António Vieira são algumas das personagens retratadas na tela. Inicialmente estava previsto que o quadro tivesse 12 figuras, mas como explica o autor, "o entusiasmo foi crescendo e acabou por ter 29".
Para o painel dedicado à "Ciência", trabalhado em acrílico sobre madeira, Alves de Sousa recorreu à utilização da geometria que considera ser uma das suas paixões. No quadro estão presentes rostos de personalidades conhecidas do panorama científico nacional como Egas Moniz, Sousa Martins e Gago Coutinho e também algumas figuras estrangeiras como Einstein e Copérnico. Os dois quadros, onde predomina a mistura de cores, levaram cerca de dois anos e meio a concluir.
Segundo Santos Silva, reitor da UBI "estas obras ficam expostas num dos lugares mais nobres da universidade". O reitor afirma que há muito que se procurava dar algo novo a este espaço. Alves de Sousa já realizou alguns trabalhos para a Universidade da Beira Interior. Santos Silva considera que "o artista é a pessoa indicada para produzir esta obra e dignificar o espaço em causa". No dia em que completou 80 anos e apresentou ao público as pinturas que realizou para a universidade, Alves de Sousa recebeu a medalha de prata da UBI pelo trabalho prestado à instituição.
O artista tem já em mãos um novo trabalho para a UBI. Desta vez a obra destina-se à Biblioteca Central. O pintor diz tratar-se de "um trabalho inspirado na sensação que se tem ao olhar para as estantes de livros numa biblioteca".

 




Fernando Alves de Sousa



Percurso artístico



Fernando Alves de Sousa nasceu em Lisboa em 1922. Tem um currículo artístico vasto que conseguiu através da sua passagem por países como Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Bélgica, Brasil e Estados Unidos. Estudou na Sociedade Nacional de Belas Artes, Museu do Prado, Museu do Louvre, Academia Grande Chaumière e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou ainda alguns estudos sobre o restauro de documentos antigos nas Universidades de Belo Horizonte e Ouro Preto.
Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios. No nosso País foi reconhecido em vários salões de Primavera e Inverno na Sociedade Nacional de Belas Artes. Está representado em várias instituições portuguesas como é o caso da Assembleia da República, Supremo Tribunal Administrativo, Academia das Ciências de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. Aos 80 anos continua a surpreender pela inovação que consegue imprimir nas suas obras.