Ana Manso e Pina Moura marcaram presença durante a Semana de Economia promovida pelo UBINEEC
VI Semana de Economia
Futuros economistas debatem actualidade financeira

A VI Semana de Economia, é para o UBINEEC um dos pontos altos do seu plano de actividades. Proporcionar conferências com oradores de nome nacional e figuras públicas regionais, foi o principal objectivo do certame.


Por André Rito e Mari Duarte


"O balanço é bastante positivo". Foram estas as palavras de Miguel Espírito Santo, presidente do núcleo de economia da UBI (UBINEEC) sobre a VI Semana de Economia realizada entre os dias 21 a 24 de Outubro no polo Ernesto Cruz.
Numa semana de debate do Orçamento de Estado, o UBINEEC trouxe à Covilhã algumas figuras mediáticas da política nacional. Pina Moura, ex-ministro das finanças e actual deputado do Partido Socialista,
marcou presença no primeiro dia juntamente com a deputada do Partido Social Democrata, Ana Manso. O principal assunto focado foi o estado actual e perspectivas para o futuro da economia portuguesa.
"Este é um tema de interesse comum a todos os alunos de economia", sublinha Miguel Espírito Santo.
Foi incluído no programa das jornadas deste ano um workshop sobre como elaborar o Currículum Vitae. Uma iniciativa inédita que visa esclarecer e alertar os finalistas para a importância da elaboração do mesmo. Segundo Luís Amaro, recém licenciado, o "currículo é o nosso marketing, não basta a formação académica, todas as actividades extra-curriculares contam muito", refere.

"As assimetrias têm de ser resolvidas pelo Governo"

A crise nas industrias têxteis na Beira Interior e o impacto das políticas ambientais na economia portuguesa foram os temas guardados para os dois últimos dias das jornadas. João Carvalho, Engenheiro Têxtil licenciado na UBI e empresário da região, aponta o isolamento e a interioridade como principal factor para o actual cenário que se vive neste sector. "As assimetrias têm que ser resolvidas pelo Governo", afirma o engenheiro defendendo o não pagamento das portagens da auto-estrada da beira e o desenvolvimento de infra-estruturas capazes de diversificar a mono-industria. A industria têxtil é responsável pelo emprego de mais de 25 por cento da população residente na região. A não actuação do governo " condena o futuro destas empresas e todos os recursos humanos nelas envolvidos", salienta.
Apesar da falta de comparência de Manuel Serrão e de Elisa Ferreira, a VI Semana de Economia, ficou marcada por uma adesão que superou as anteriores edições. Cristina Gouveia, finalista de economia, refere a importância desta iniciativa no sentido de informar e melhor preparar os alunos para o realidade do trabalho. "A teoria das aulas não chega, é necessário sabermos o que se passa lá fora para o choque ser menor".