O site desenvolvido por dois finalistas da UBI deverá estar acessível até ao Euro 2004
Alunos de Matemática-Informática desenvolveram
Novo site da PSP nasce na UBI

O novo portal da Polícia de Segurança Pública que deverá entrar em funcionamento até ao Campeonato Europeu de Futebol de 2004 que terá lugar em Portugal foi desenvolvido na UBI.
Uma mais valia para cidadãos e profissionais de polícia criada por dois alunos finalistas da Licenciatura em Matemática-Informática numa simbiose entre instituições públicas.



Por Ana Maria Fonseca


Foi apresentado na passada quinta feira, 24, um portal desenvolvido por alunos finalistas da licenciatura em Matemática-Informática para a Polícia de Segurança Pública.
O projecto de fim de curso de Carlos Ferreira e António Borges estava direccionado, a princípio, para a informatização da esquadra da PSP da Covilhã mas, depois de uma conversa com Maria Eduarda Lopes, responsável pelo Departamento Informático daquela instituição, avançou para o que será, em breve, a nova face da PSP na internet. Um trabalho que demorou cerca de três meses a desenvolver pelos dois alunos, mediante as indicações dos serviços da PSP a nível nacional.
"Será um portal de acesso público", uma vez que, dizem os alunos, pensaram logo em realizar algo que ultrapassasse as fronteiras da Universidade.
"Temos de agarrar nas novas tecnologias e pô-las ao serviço do cidadão e da PSP", refere Maria Eduarda Lopes, responsável pelo Gabinete de Informática da Direcção Nacional da PSP.
O objectivo é implementar a curto prazo uma intranet para depois avançar para a internet, que será uma porta para o exterior. A intenção é ter o sistema pronto e acessível até ao início do campeonato europeu de futebol que terá lugar em Portugal em 2004, refere Maria Eduarda.
No site criado pelos dois finalistas podem encontrar-se variadas informações úteis, como o contacto de todos os comandos da PSP do País, missões que esta instituição desenvolve noutros territórios e também, acções desenvolvidas diariamente, num site
"ao serviço dos cidadãos mas também dos polícias".

Contactar a polícia sem sair de casa

Os cidadãos podem consultar a legislação sobre variadas matérias, informações sobre recrutamento, conselhos, da PSP, notícias e eventos.
Há ainda informação sobre pessoas, veículos e objectos desaparecidos, onde é possível fazer um registo evitando assim, uma ida à esquadra.
Do mesmo modo, quem vá de férias pode pedir on-line, à PSP da sua área, uma atenção especial à sua casa, deixando a morada e o tempo em que ficará fora. É ainda possível pedir atribuição ou renovação de licenças através deste serviço.
Para aceder a estes serviços, os utilizadores terão de se registar. Neste registo, separam-se dois tipos de utilizadores, o cidadão comum, ou uma instituição.
Através do site é ainda possível contactar a PSP on-line, comunicando, por exemplo, uma ocorrência, e também deixar críticas e sugestões.
Para os profissionais da PSP há também várias vantagens. Os policias de segurança pública podem-se registar e aceder à base de dados de pessoas, veículos e objectos, bem como gerir os dados. Acima destes estará o administrador do site que pode alterar os dados.
Para o representante do sindicato de profissionais de polícia, presente durante a apresentação do portal, este representa um passo em frente na relação entre polícia e os cidadãos. "Com este portal, o cidadão não necessita de ir à esquadra podendo, a partir de casa, contactar a PSP", refere. No entanto, aponta a falta de acesso à internet por parte dos profissionais de segurança pública, algo que Maria Eduarda Lopes, afirma que será alterado.
O protótipo apresentado "terá de sofrer algumas alterações", refere Maria Eduarda, considerando que esta é "uma importante simbiose entre instituição, na medida em que põe os alunos em contacto com a realidade, e para a PSP porque há um rejuvenescimento, uma lufada de ar fresco", salienta.
Para os alunos que desenvolveram este projecto, no âmbito do projecto de fim de curso, um dos aspectos mais importantes deste site prende-se com "o contacto entre cidadãos e PSP, o acesso a muitos serviços é extremamente importante, consideram, porque estes antes não existiam. É importante criar algo que venha a ser utilizado pelas pessoas".