Por Catarina Rodrigues


Cena do filme Karma

Telmo Martins, realizador do filme "Karma" recebeu o prémio Jovem Realizador no Ovarvídeo. O Festival Nacional de Vídeo de Ovar realizou-se entre os dias 24 e 27 de Outubro e reconheceu assim a primeira curta metragem de animação 3D produzida no Cybercentro da Covilhã.
O jovem realizador confessa ter ficado muito contente com o facto de ter sido seleccionado para participar no festival, mas frisa que "não estava nada à espera de receber o prémio". Telmo Martins fez questão de salientar o apoio do Cybercentro em manter em pé todo o trabalho.
O realizador considera que é preciso apostar em projectos desta natureza porque um filme leva atrás de si o nome das pessoas que nele trabalharam, mas também o nome do local onde foi produzido. "O dinheiro aplicado nestes projectos não é um gasto, mas sim um investimento", salienta Telmo Martins. Por isso lamenta que não existam mais incentivos para "fazer crescer este tipo de trabalho e torná-lo melhor".
O "Karma" é baseado no conto "Primeira Mão" de Rui Zink. O argumento consiste na história de dois amigos que se encontram num bar depois de estarem afastados durante algum tempo. O optimismo de um contrapõe-se ao pessimismo do outro e tudo termina com um final curioso bem ao jeito do escritor. Este mês a curta metragem marcará presença no CINANIMA (Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho) e no Festival Internacional de Cinema de Évora.
Telmo Martins pensa já nos próximos trabalhos. Rui Zink escreveu uma história inédita com a finalidade de ser um argumento para o próximo filme. Será uma animação 3D que em princípio irá chamar-se "Dados de Deus". Depois será preparado um filme mas, desta vez em imagem real. Uma ficção de sete ou oito minutos baseada num conto do escritor brasileiro Fernando Veríssimo.
O "Karma "levou cerca de um ano a produzir. Mas, o realizador considera que tem alguns defeitos e para que isso não se repita os próximos trabalhos talvez demorem o dobro do tempo. "Um filme tem que passar por várias etapas para ser bem feito, este passou por cima de algumas. No futuro os trabalhos serão melhor pensados e estruturados", termina.