Por Daniel Sousa e Silva


A peça desenrolou-se num cenário simples


O Teatro Meridional, originário de Lisboa, levou à cena, no passado dia 28 de Outubro, no GICC - Teatro das Beiras, a peça "Alabad de Relato O", de Nuno Pinto Custódio. Esta peça faz parte de um festival dedicado à infância e à juventude, para que a formação de novos públicos continue a ser um marco na actividade e produção do Teatro das Beiras.
Um cenário simples: um banco, uma tela e um jogo de luzes, proporciona uma maior atenção à história. A acção da peça decorre no ano de 1147, aquando do cerco e conquista de Lisboa aos mouros por D. Afonso Henriques. A crónica de Alabad ibn Muhammad Almançor, arqueiro e poeta, recria o ponto de vista dos muçulmanos.
Alabad desdobra-se em inúmeros personagens e acontecimentos trágico-cómicos, seguindo a tradição dos contadores de histórias com acompanhamento musical ao vivo. Desta forma, a trama descreve a perda de uma das mais importantes cidades comerciais da área da Península Ibérica controlada pelos muçulmanos.
Miguel Seabra, director do Teatro Meridional e encenador da peça explica que "estimulou-nos muito recriar e imaginar o outro lado, o lado que raramente nos é dado a sentir, e que ainda hoje é subestimado por um punhado de ideias feitas e distorcidas."