Por Hugo Ribeiro


Docentes reflectiram sobre as propostas apresentadas pelo Ministério da Educação

Decorreu na passada quinta feira, 31, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior (UBI), um Encontro de Formação de Docentes.
Segundo Carlos Costa, Responsável Distrital do SPZC: "Estamos a atravessar um momento muito complicado".
O encontro, pretendia reflectir, junto dos professores, as propostas que o Ministério da Educação e o Governo têm apresentado. Carlos Costa salienta: "Neste momento, há alguma desinformação e contra-informação no terreno".
O desemprego e a aposentadoria foram os temas mais focados e que, na opinião dos sindicalistas, penalizam os docentes da zona centro do País. A não colocação em escolas está a tornar-se num facto extremamente grave. António Carvalho, membro do SPZC, sublinha que "só no distrito de Castelo Branco, cerca de 730 professores, nos mini-concursos, não foram colocados em nenhum estabelecimento de ensino do País". Neste sentido, a iniciativa serviu para apresentar e discutir situações para a resolução deste problema, uma vez que o sindicato pretende levar as conclusões obtidas junto do Governo.
Diminuir o número de alunos por turma é outra das propostas do Ministério da Educação.
A aposentadoria é uma das preocupações dos trabalhadores em geral e dos professores, em particular. Segundo Carlos Costa: "O Governo quer voltar antes de 1985 e implementar aquilo que estava consignado na lei, ou seja, 36 anos de serviço". Os Encontros de Formação de Docentes realizam-se com o objectivo de conseguir sortir algo de positivo para os trabalhadores portugueses. Deste modo, Carlos Costa sublinha, "Estamos a ir de escola em escola, a realizar reuniões em cada sede de concelho, no sentido de clarificarmos muitas situações, que, muitas vezes, são meias-verdades", e acrescenta, "temo-nos apercebido que alguns documentos que têm chegado aos estabelecimentos de ensino, efectivamente, não corresponde na totalidade à verdade". Deste modo, a grande preocupação do SPZC é reunir-se com os professores para esclarecer esses aspectos.