A Selva

de Leonel Vieira



Por Catarina Rodrigues


A Amazónia serve de cenário a este filme de Leonel Vieira onde a riqueza da paisagem constitui o principal ingrediente. Baseado no livro do escritor português Ferreira de Castro, "A Selva" conta uma história passada em 1912 quando Alfredo, um jovem monárquico português é obrigado a fugir para o Brasil. Aí, esta personagem interpretada por Diogo Morgado encontra um mundo de dificuldades. É contratado por Velasco, um capataz espanhol para trabalhar na recolha de borracha num seringal de Juca Tristão, um trabalho duro a que o jovem estudante de Direito não está habituado. Vai viver com todos os perigos que a Amazónia envolve. Mas, para, além disso, é confrontado com os abusos do patrão sobre os seus empregados e com a rivalidade e vingança existente entre os homens.
O facto de se apaixonar pela mulher do gerente, uma personagem interpretada por Maitê Proença e de tentar ajudar um amigo a fugir da escravidão acaba por colocar a sua própria vida em perigo.
"A Selva" é uma das produções mais caras do cinema português, onde contracenam actores portugueses, brasileiros e espanhóis mas que vale sobretudo pela imagem que oferece da vasta floresta Amazónica e dos seus segredos. O filme pode ser visto no cinema Monteverde até quinta feira, 7 de Novembro.







[Visitar site oficial do filme]