Por Catarina Rodrigues


Novas instalações do CAR junto ao Jardim Público da Covilhã

O Centro de Alcoólicos Recuperados (CAR) da Cova da Beira foi reconhecido como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). O novo estatuto cria as condições necessárias para que o CAR possa assinar protocolos de cooperação com a Segurança Social. A candidatura da instituição a vários apoios entre os quais se destaca um subsídio mensal pode também tornar-se uma realidade. Esta situação representa uma mudança para o centro que até aqui tem vivido fundamentalmente de donativos e do apoio de autarquias e outras entidades, devido às dificuldades financeiras.
Em conferência de imprensa, na terça feira, 5, José Manuel Amarelo, presidente da direcção do CAR da Cova da Beira, salientou que "foi uma luta muito dura, mas o novo estatuto dá uma ajuda preciosa à instituição". O responsável assegura que as preocupações desta entidade com a ajuda aos doentes alcoólicos vão prosseguir "não só no tratamento, mas também na prevenção". O Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira conta actualmente com cerca de 700 associados, 400 dos quais em recuperação.
O CAR aguardava há dois anos pelo estatuto de IPSS. A demora em todo o processo levou a que uma funcionária fizesse greve de fome no intuito de alertar as entidades competentes para a necessidade de resolver a situação. Carlos Brito, presidente da Assembleia Geral do CAR da Cova da Beira, acusa o ex-director da Segurança Social de Castelo Branco, Joaquim Antunes de ter adiado a resolução do problema. O envio do processo para os serviços centrais da Segurança Social em Lisboa só foi feito após a greve de fome feita pela funcionária da instituição.

Novas instalações

O Centro da Alcoólicos Recuperados pensa agora na mudança para as novas instalações. Um prédio de três andares junto ao Jardim Público da Covilhã vai acolher a nova sede. "Trata-se de uma forma de estar mais perto das pessoas", salienta José Manuel Amarelo. A instituição aguarda ainda o apoio da autarquia covilhanense para que a mudança se torne uma realidade o mais brevemente possível. A casa vai ser arrendada, mas o CAR continua a sonhar com instalações próprias.
A associação preocupa-se com a distribuição de roupas e alimentos aos mais necessitados, mas José Manuel Amarelo frisa que "o trabalho só pode ser conseguido com as instalações adequadas". O Centro de Alcoólicos Recuperados pretende alargar os seus projectos à área da cultura e ao desporto porque, segundo o presidente da direcção "através destas áreas também se combate o alcoolismo".
Hoje, 12 de Novembro, realiza-se a primeira reunião para formar a Federação dos Alcoólicos Recuperados da Zona Centro e S. Miguel (Açores). No encontro estarão representantes da Covilhã, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Pinhel, Viseu, S. Paio de Oleiros e S. Miguel. O grupo reúne-se na Câmara Municipal da Guarda e vai eleger a sua primeira direcção.
No dia 31 de Maio do próximo ano, o CAR da Cova da Beira vai ser anfitrião do 9º Encontro de Alcoólicos Recuperados da Zona Centro a realizar na Covilhã e onde estarão presentes cerca de mil e 500 pessoas.