Empréstimos aprovados pela autarquia
Mais habitação Social no concelho

A autarquia covilhanense aprovou a contracção de empréstimos para habitação social. As obras serão realizadas nas freguesias do Teixoso, Tortosendo e Biquinha.

Por Catarina Rodrigues


A contracção de empréstimos para a realização de mais três projectos de habitação social foi uma das propostas aprovadas por unanimidade na última reunião do executivo da Câmara Municipal da Covilhã. O valor global ultrapassa os três milhões de euros e prevê a construção de focos habitacionais no Teixoso, no Tortosendo e no Bairro da Biquinha.
Dentro do valor total, mais de um milhão de euros resulta de um empréstimo bonificado a 25 anos contraído junto do Instituto Nacional de Habitação (INH). O restante provém de uma linha de financiamento da autarquia a 20 anos.
"São empréstimos sem os quais não poderia haver habitação social" frisa Alçada Rosa. O vice-presidente da autarquia explica ainda que cada vez que é feito este tipo de construção é necessário contrair empréstimos. O autarca garante que o valor pedido "não conta para a capacidade de endividamento da autarquia".
Miguel Nascimento, vereador da oposição admite a falta de habitação social no concelho e considera que essa questão constitui "um problema grave". O vereador socialista votou a favor da contracção de empréstimos, mas exprimiu a sua preocupação quanto às dificuldades financeiras que a autarquia terá já no próximo ano. "Neste momento este empréstimo não conta para a capacidade de endividamento da Câmara, mas se fosse em 2003 contava e aí o limite de endividamento seria ultrapassado", termina.