Com o Centro, os visitantes podem ficar a conhecer melhor a serra
Seia
Centro de Interpretação da Serra aprovado

Seia vai ter um Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Ali ficará concentrada grande quantidade de informação e, com este espaço, também se pretende priveligiar a educação ambiental.


NC/Urbi et Orbi


A Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC), no âmbito do Plano Operacional para a região, aprovou a localização do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) em Seia. O equipamento está orçado em cerca de 3,5 milhões de euros, financiados em cerca de 70 por cento pela Acção Integrada de Base Territorial (AIBT) da Serra da Estrela.
Este equipamento, único na região, ficará numa quinta adquirida pela autarquia senense, que será reabilitada, mas nesse local tamb´ºem será construído um edifício designado de principal e reconstruído o actual, para funcionar como edifício de apoio.
Pretende-se prosseguir fins didácticos e pedagógicos que sirvam de base a escolas, investigadores e todos os interessados por esta temática. Com este projecto pretende-se contribuir para a definição do perfil de aproveitamento turístico da região e promover uma maior diversificação de tipos e formas de turismo que respeitem a natureza e as gentes, favorecendo a fixação das populações e o desenvolvimento harmonioso dos aglomerados.
Neste Centro serão concentrado um grande volume de dados que existem dispersos por diversas instituições, bibliotecas e centros de investigação, mas também potenciar a formação de novo conhecimento que permita uma melhor descoberta e compreensão das características biofísicas e sócio-culturais desta zona.
O CISE também terá um papel importante na educação ambiental e constituirá um centro nevrálgico de uma rede de equipamentos existentes e a implementar, que em conjunto permitirão o desenvolvimento e promoção da região.