Primeira pedra para Centro de Estudos Ibéricos

NC/Urbi et Orbi


O programa da Presidência Aberta no distrito da Guarda foi concluído com uma sessão realizada logo após o lançamento da primeira pedra das obras de recuperação do edifício destinado ao Centro de Estudos Ibéricos (CEI), na Quinta do Alarcão. Um projecto que Jorge Sampaio classifica de emblemático. O Presidente da República considera que a materialização deste Centro testemunhará uma das suas observações no decorrer desta estada no distrito, ou seja de que "não há fronteiras inter-estaduais na União Europeia, não há fronteiras à iniciativa na cooperação entre concelhos e entre regiões".
Por outro lado, depois de sublinhar o envolvimento das Universidades de Coimbra e de Salamanca, as "duas mais antigas e prestigiadas universidades da Península Ibérica, Sampaio refere que o CEI será "sem dúvida, um factor de desenvolvimento através dos seus projectos de investigação e cooperação transfronteiriça".
Sampaio acrescenta que o CEI constituirá "mais um campo de trabalho para o IPG, que dará um forte e indispensável contributo nesta iniciativa." A articulação entre este Centro e o IPG "representará uma oportunidade de ligação do Ensino Superior aos projectos de desenvolvimento e estudo de um passado comum de Portugal e Espanha", estudo de onde resultará o entendimento para o "alargamento da convivência e da cooperação".
O Chefe de Estado destaca que teve a oportunidade de registar "novas fontes de desenvolvimento em áreas decisivas como o turismo, o património, a indústria e comércio eu têm muito a lucrar com os projectos de investigação que serão tratados no âmbito peninsular: história, geografia, economia, direito e sociologia".