Na terça feira, 5, 40 alunos iniciaram as aulas no Fundão
Câmara do Fundão investe 750 mil euros
Escola de Hotelaria arranca a meio gás

As obras ainda não acabaram, mas a Escola de Hotelaria e Turismo arrancou assim mesmo. Cerca de 40 alunos divididos por duas turmas iniciaram as aulas na terça feira, 5.



Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Após um processo de instalação algo conturbado, a Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão arrancou definitivamente. O pontapé de saída para o novo ano lectivo foi dado na última terça feira, 5, com cerca de 40 alunos divididos por duas turmas. A instituição vai ministrar os cursos de Técnicas de Hotelaria e Técnicas de Turismo, que se prolongam por dois anos, e está integrada na rede do Instituto de Formação Turística (INFTUR), que tem a seu cargo vários projectos semelhantes de norte a sul do País.
O estabelecimento fica sediado no Pavilhão Multiusos da cidade num espaço que os responsáveis da escola consideram corresponder às necessidades. Para já, revela Ana Paula Pais, directora do estabelecimento, "ainda só está disponível a área onde vai funcionar a vertente teórica dos cursos, mas por alturas do Natal já estará pronta a ala para as aulas técnicas, que agora se encontra em obras". Composta por quatro salas de aula, sala de informática com 15 computadores e toda uma série de departamentos administrativos, a Escola carece, porém, de alguns equipamentos. As salas ainda não têm quadros, os livros ainda não chegaram às prateleiras da biblioteca, nem tampouco as televisões, os vídeos ou os retroprojectores. Paula Pais assegura, no entanto, que o material vai ser colocado nos próximos dias e que o estabelecimento tem as condições mínimas necessárias para entrar em funcionamento.

Instalações definitivas no Multiusos

Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), não esteve presente na cerimónia de inauguração mas manifestou-se satisfeito pela abertura de "uma estrutura muito importante para a qualificação do turismo na região". O responsável da RTSE acredita que a escola fundanense é uma mais valia para a Serra da Estrela, "até porque é dirigida pelo INFTUR, o instituto mais credenciado dentro do ramo".
Presente na cerimónia de inauguração, Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, salienta a importância da instituição no desenvolvimento de uma região onde o turismo se apresenta como um desígnio inevitável. Na opinião do autarca, a abertura da Escola torna-se ainda mais importante na medida em que a cidade se prepara para receber, a curto prazo, mais cinco unidades hoteleiras. Segundo o autarca, "a Câmara substituiu-se à administração central para que a Escola fosse instalada o mais rapidamente possível, e investiu cerca de 750 mil euros no projecto.
Ao que tudo indica as iunstalações no Pavilhão Multiusos são definitivas, mas Frexes não abandona o "sonho" de poder vir a ter Ensino Superior no Fundão. O autarca defende uma Escola Superior de Hotelaria e Turismo na cidade, mas diz não estar obcecado com a ideia. O edil tem a garantia do Ministro Pedro Lynce de que o Fundão será considerado no caso de se pensar em fundar um estabelecimento do género, mas afirma não querer Ensino Superior a todo o custo com cursos sem saídas profissionais. "Só quero o que fizer falta à região e ao País e, portanto", conclui, "a Câmara não vai desperdiçar recursos só pela vaidade de ter Ensino Superior".