Depois da contestação, a Beira Interior ganha uma estrada sem portagem
Beira Interior
Auto-Estrada fica sem portagens

As auto-estradas que já tinham o sistema SCUT a funcionar vão ficar como estavam: sem portagens. É o recuo do Governo, que assim mantém a Auto-Estrada da Beira Interior isenta.


NC/Urbi et Orbi


Afinal, a Auto-Estrada da Beira Interior não vai ter portagens. É que, o Ministro das Obras Públicas e Transportes, Valente de Oliveira, afirmou na passada quarta-feira, 6, que as vias sem custo para os utilizadores (SCUT) vão manter-se como estão. É o recuo do Governo numa matéria que sempre foi contestada por autarcas e empresários da Beira Interior.
Assim, as SCUT que já existiam vão ficar como estavam, ou seja, a CREL, o IC24, a Via do Infante e as SCUT da Costa da Prata e da Beira Interior.
Recorde-se que o Ministro, em Junho, dizia que a A23 só não seria paga por quem trabalhava, investia ou vivia no Interior e ponderava a hipótese de ser criada uma Via Verde para residentes. A medida de pagamento de portagens deveria avançar em 2004, pois o sistema SCUT introduzido pelo anterior Governo socialista pesava demais no orçamento do Estado e assim, poder-se-ia aliviar as contas do Estado através do princípio do utilizador-pagador.
Recorde-se que na altura, o autarca covilhanense, Carlos Pinto, reclamava uma "discriminação positiva" no que toca a portagens, tal como o autarca albicastrense, Joaquim Morão, dizia que esta via era a única que aproximava a Beira Interior dos grandes centros. A ANIL, Associação Empresarial da Covilhã e NERGA alertavam para as consequências que tal medida poderia trazer, em termos económicos, para a região, e o coro de descontentamento alastrava à Guarda, onde a social-democrata e deputada Ana Manso afirmava que isentar o IP5 e a A23 de portagens, era o "mínimo de gratidão e solidariedade que o País pode ter para com o Interior que, durante gerações, deu gente e poupanças para serem investidas no Litoral". As federações do Partido Socialista de Castelo Branco, Guarda e Santarém juntaram a uma só voz os protestos e na Beira Interior foi inclusive criada uma Comissão contra as Portagens, que aproveitou a inauguração de alguns novos troços da A23 para mostrar o seu descontentamento perante as intenções do Governo.