Espiritualidade e cultura
" Falar de Deuses é Falar de Alguém"

O espaço de espiritualidade e de cultura Génesis debate temas como o progresso da sociedade, o pluralismo de mentalidades e a união dos povos, cada vez mais diferentes.

Por Elizabete Cardoso


O segundo dia do Encontro de Outono 2002, teve lugar a 22 de Novembro na Universidade da Beira Interior. Contou com a presença do organizador Pe Pinto Magalhães, e do conferencista Fernando Pereira professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Entre as teses que vieram a lume no encontro, contou-se a defesa de que "quantos mais anos passam, mais difícil se torna unir os povos". Actualmente a vida prática gira em torno das mais variadas coisas, desde o futebol até à moda. As pessoas andam numa "roda viva" e Pinto Magalhães interroga-se: "Ouvimos falar de Deuses e de Diabos por todo o lado. Será isso o mais razoável?".
À procura de um público com mentes mais abertas, esta conferência tentou captar a atenção dos universitários e de pessoas com formação académica semelhante. O Pe Magalhães justifica: "Queres pensar e reflectir? Então vem pensar connosco!".
Do século XIX ao século XX falar de Deuses passou a dar lugar a ideias vagas. O religioso chega-nos hoje através de carros, barcos, contentores e
até mesmo imigrantes com outras caras e culturas. Segundo Fernando Pereira, "o politeísmo hoje em dia deixou de ser um problema humanístico e passou a ser um problema do dia-a-dia". O problema hoje é estar informado sobre a variedade de cultos que nos rodeiam, e é por isso que Pinto Magalhães acha "necessário este tipo de conferências, para que os Homens se entendam melhor".