Por Catarina Rodrigues


João Queiroz

A Faculdade de Ciências da Saúde elegeu, pela primeira vez, representantes seus, ou seja, alunos, funcionários e docentes, para todos os órgãos da universidade. Uma vez que está em regime de instalação, o presidente da Comissão Instaladora foi nomeado pelo reitor e assume o que será o Conselho Directivo da Faculdade. João Queiroz, pró reitor, foi o escolhido para exercer o cargo.
A principal preocupação de João Queiroz é "pôr todos os órgãos a funcionar e instalar uma série de infra-estruturas necessárias para a Licenciatura em Medicina, desde contratação de pessoal até novas políticas de investigação".
A Faculdade de Ciências da Saúde tem um órgão diferente de todas as outras unidades da UBI. Trata-se do Gabinete de Educação Médica, responsável pela gestão do curso e pela sua programação e direcção.
Dinamizar a investigação é uma das grandes apostas da mais recente Faculdade da Universidade da Beira Interior. Foi feita uma proposta à Fundação para a Ciência e Tecnologia no sentido de se criar um Centro de Investigação de Ciências da Saúde Para os próximos três anos a programação está definida. João Queiroz explica que "serão desenvolvidas essencialmente quatro áreas que são a Imunologia, Genética Molecular, Cardiovascular e Neurociências".
Recentemente a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI concorreu ao programa INTERREG, juntamente com a Universidade de Salamanca e Estremadura, para que se crie um Centro Diagnóstico Molecular, onde para além de se desenvolver investigação, será possível prestar serviços aos Hospitais e Centros de Saúde da região. O resultado desta candidatura será conhecido dentro de três ou quatro meses.
João Queiroz afirma que "a articulação entre a Faculdade e os Hospitais decorre da melhor forma". Na próxima segunda feira, 40 alunos do primeiro ano do curso de Medicina vão estagiar no Centro Hospitalar Cova da Beira, na Covilhã, e 20 no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco. A partir do próximo mês de Janeiro alguns alunos terão também a oportunidade de estagiar no Hospital da Guarda.