Por Mari Duarte


A pirogravura consiste em desenhar com um ferro incandescente

Nos dias 18 a 30 de Novembro esteve patente no Centro Hospitalar Cova da Beira uma exposição de Pirogravura da autoria de Conceição Maria Gasalho Moreira.
A artista já realizou diversos trabalhos, que estão dispersos por todo o País e também no estrangeiro. Mas a divulgação da obra sempre foi realizada através de amigos, que agora a incentivaram a expôr parte desta na Covilhã.
Nascida no Teixoso em 1942, desde muito jovem trabalhou na costura e bordados, actividades que ainda exerce como formadora. A paixão, muito especial, por trabalhos manuais levou-a a frequentar um curso de Artes Decorativas. Aí aprendeu pintura em tecido e vidro, estanho e pirogravura, tendo por esta última especial interesse em continuar a aperfeiçoar.
A pirogravura é a arte de desenhar ou gravar com ferro incandescente os mais diversos motivos, podendo exercer-se sobre um grande leque de materiais. Conceição Moreira especializou-se na pirogravura em madeira. È um trabalho de rara beleza, moroso, e que exige apurada técnica. Trata-se também de uma arte pouco conhecida, contribuindo assim esta exposição para a sua divulgação.