Foram conseguidas cerca de 17 mil toneladas de alimentos
Segunda campanha de solidariedade
Banco alimentar na luta contra a fome

Uma campanha para ajudar aqueles que mais precisam foi o que o Banco Alimentar da Cova da Beira levou a cabo nos hipermercados da região, juntamente com bancos alimentares do resto do país

Por Andreia Reis


O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB), em conjunto com os bancos alimentares do resto do País, realizou este fim-de-semana, nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, nos hipermercados dos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão, a segunda campanha de recolha de comida para ajudar os mais carenciados.
As instituições particulares de Solidariedade Social da região são "as que se encarregam de entregar os alimentos aos beneficiários" explica Ricardo Pinheiro Alves, presidente do BACB. Mil cento e setenta foi o número de pessoas ajudadas, entre os quais 365 são crianças, e 291 agregados familiares.
Segundo o presidente do BACB os "alimentos não perecíveis como leite, arroz, óleo, farinha, azeite, massa", foram os que as pessoas mais forneceram. "Os rebuçados, chocolates e outras gulosices também saíram, mas em pequenas quantidades".
A quantidade total que se conseguiu para ajudar todos aqueles que têm uma vida rudimentar com necessidades básicas resultou em 16 toneladas e 878 quilos. Ricardo Pinheiro Alves afirma que "esta campanha foi substancialmente melhor" que a primeira, em Maio de 2002 onde foram obtidas "14 toneladas em alimentos".
A época natalícia ajudou a este crescente aumento, pois "as pessoas gostam de ajudar e estão dispostas a dar mais nesta altura do ano", refere Ricardo Pinheiro Alves.