A iniciativa é organizada pelo Departamento de Psicologia e Educação
No anfiteatro da AAUBI
Sexualidade em discussão

Através do confronto de opiniões pretendeu-se combater a ideia redutora que frequentemente se tem da sexualidade. Um tema ainda tabu e onde a informação relevante é pouca.


Por Ana Rodrigues


A ciência do sexo, documentário que mostra a visão da psicologia evolucionista sobre a sexualidade, deu o mote para o debate que se seguiu sobre o tema, na passada quinta feira, 21. O local escolhido foi a sede da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.
Esta iniciativa, inserida no ciclo Psycho Visions, é da responsabilidade do
Departamento de Psicologia e Educação, e contou com um auditório composto quase na totalidade por alunos de psicologia.
Durante a exibição do filme, que foca os factores de atracção entre os sexos, as reacções fizeram-se sentir. Já o debate, não chegou a atingir a vivacidade pretendida pela organização. Para Henrique Pereira, docente de psicologia, este comportamento deve-se "aos tabus que o tema ainda suscita por não criarmos hábitos de comunicação sobre a sexualidade, pois a educação sexual é muito limitada". E deixa o alerta: "Os futuros profissionais têm o dever de falar abertamente sobre o assunto, sem constrangimentos".
Este docente defende ainda que ter concepções sobre o que é a sexualidade não significa que se esteja suficientemente bem informado sobre ela. Henrique Pereira sublinha a complexidade do fenómeno e entende que falar em sexualidade implica "um acto de definição integral", pela diversidade de conceitos implicados.
O objectivo desta sequência de discussões em curso na UBI é criar um espaço de reflexão e debate sobre assuntos que transcendem a sala de aula. Temas pertinentes à psicologia e não só, pela forma como mexem com o comportamento humano. Foi também este o motivo que levou Andreia Rodrigues, aluna de psicologia, a participar num serão que classificou como "construtivo".
O ciclo continua, já na próxima quinta feira, com uma sessão sobre
toxicodependência.