Encontros de Cinema de Animação na UBI
ENA começa hoje

A iniciativa que tem como objectivo estimular o interesse pelo cinema de animação, tem início hoje, dia 3 de Dezembro, pelas 10 horas. O ENA, Encontros de Cinema e Animação, apresenta no seu programa um conjunto de projecções de filmes e ciclos de conferências. O anfiteatro da Parada, no pólo I, irá acolher o evento.
A organização do ENA resulta de uma parceria entre a Associação do Cybercentro e a Universidade da Beira Interior. Rui Zink, Fernando Galrito, Miguel Ribeiro e Manuela Lima são alguns dos intervenientes neste encontro. Nomes conhecidos de realizadores, produtores, argumentistas e formadores do cinema de animação que se têm destacado através dos seus trabalhos, vêm reforçar o carácter pedagógico do encontro.
Durante os três dias em que decorre o ENA, os interessados podem participar em conferências e palestras sobre a Animação Portuguesa. Algumas temáticas como, o estatuto do cinema de animação, o passado, o presente e o futuro deste tipo de produções e os fundamentos da crítica a esta arte, vão ser discutidas ao longo do encontro. Workshop sobre técnicas de animação e projecção de filmes de animação portugueses com a presença dos seus autores são algumas actividades em que o ENA ofereçe aos participantes.
A destacar o filme "Karma" de Telmo Martins. Esta peça, realizada pelo jovem cineasta e estudante de Design Multimédia na UBI, "é a primeira produção integralmente feita em três dimensões (3D) em Portugal", garante Jorge Bacelar, professor do Departamento de Comunicação e Artes e membro da organização.