Astronomia na Escola Campos Melo
Com os olhos no espaço

Um grupo de estudantes da UBI partilha com os mais novos o gosto pelos astros. A experiência permite aprofundar o conhecimento sobre os planetas que compõem o sistema solar.

Por Catarina Rodrigues


Informar as pessoas sobre a astronomia e chamar a atenção para o mundo que nos rodeia foi o objectivo do encontro que se realizou na passada quarta feira, 27 na Escola Secundária Campos Melo. O Grupo de Observação Astronómica (GOA) da Universidade da Beira Interior fez uma apresentação, a convite da escola, intitulada "Viagem ao Sistema Solar". Cerca de 50 alunos e alguns encarregados de educação assistiram à palestra e no final ainda tiveram oportunidade de observar as estrelas através de um telescópio.
O GOA surgiu há pouco tempo na UBI. É composto por sete estudantes desta instituição. Alunos de Física e Química, Física Aplicada e Aeronáutica. unidos pelo gosto comum que têm pelos astros. "Trata-se de partilhar o conhecimento", explica Miguel Augusto, um dos membros do GOA. "Iniciativas como esta possibilitam ensinar e ao mesmo tempo aprender", acrescenta.
O evento realizado na Escola Secundária Campos Melo inseriu-se na Semana da Ciência e Tecnologia que decorreu entre os dias 23 e 30 de Novembro.