Ciclo de conferências de Informática
Pesquisa de Informação Documental

Explicar o funcionamento dos motores de busca e os possíveis melhoramentos a efectuar nestes, foram os temas discutidos nesta palestra. A oitava, no ciclo de conferências organizado pelo Departamento de Informática da UBI.
Gaël Dias, docente de Informática, apresentou as suas investigações. Após ter dado uma breve introdução sobre as técnicas de pesquisa de informação documental, Gaël Dias focou ainda o funcionamento dos motores de busca, ao nível das metodologias dos diversos modelos. O mais abordado foi o "desenvolvido por Salton". Um americano, que em 1975 criou um programa informático que actualmente é utilizado pela maioria dos motores de busca. Uma metodologia "utilizada pelo Google e o Yahoo", acrescenta o docente da UBI.
Gaël Dias mostrou também alguns dos possíveis melhoramentos a aplicar no método de espaço vectorial introduzido por Salton. Um avanço feito com a utilização de métodos de processamento automático da língua natural, nomeadamente na indexação por palavras compostas. Este melhoramento permite obter uma informação mais detalhada quando são utilizados conceitos como "guerra-fria". A pesquisa documental como a sumarização, a tradução e a semântica dos textos, foram outros pontos em destaque.