Por Ana Moreira


Os voluntários são alunos de psicologia e sociologia na UBI

Os voluntários do Gabinete de Intervenção e Prevenção (GIP) ao VIH/SIDA, apostam na informação e na educação para o combate a uma das grandes doenças da actualidade, e é neste sentido que dão os primeiros passos na área da sensibilização.
Com o apoio dos Centros de Atendimento e Despiste (CAD) de Castelo Branco e da Guarda, o projecto surge na UBI "devido a uma lacuna de informação" e pretende, segundo o docente Henrique Pereira, responsável pelo projecto, "não só distribuir informação, mas potenciar a adopção de futuros comportamentos seguros, o que passa por ultrapassar uma série de mitos e preconceitos relativos ao VIH/ SIDA".
O GIP, do Departamento de Psicologia e Educação, actua a dois níveis: através da sensibilização directa (intervenção de out-reach), com deslocações a bares, discotecas, e campus universitários, distribuindo informação e preservativos; e, por outro lado, através de uma sensibilização escolar, que consiste essencialmente, na organização de debates e na deslocação da brigada GIP a escolas do distrito da Guarda e de Castelo Branco.
Para desenvolverem as acções de sensibilização a que se propunham, os 16 voluntários deste gabinete submeteram-se um curso intensivo junto do CAD de Castelo Branco e assistiram a acções de formação dadas pelo docente Henrique Pereira.
Estes voluntários, na sua totalidade alunos de psicologia e sociologia, referem que esta experiência constitui uma mais-valia para o futuro mas, segundo Carlos Ribeiro, aluno de psicologia, " é necessária muita vontade pessoal para se entregar a este projecto". No entanto, refere também que "este programa está aberto a alunos de outros cursos, porque este é um tema que deverá interessar a toda a gente".
O GIP, pretende continuar a desenvolver este projecto. Para tal foi pedida uma verba à Comissão Nacional de Luta Contra a Sida que, sendo atribuída servirá para criar material informativo e para subsidiar as deslocações da brigada GIP, as quais até agora têm sido suportadas pelas escolas visitadas.