Cabeças no Ar



Cabeças no Ar



EMI-VC | 2002



Por Alexandre Silva

Depois dos Rio Grande chegam os Cabeças no Ar. O novo projecto conjunto de Rui Veloso, Jorge Palma, Tim e João Gil. Estes músicos, que dispensam apresentações, juntaram-se a Carlos Tê para escrever as músicas e letras que fazem parte do álbum homónimo de estreia do super-grupo, que será um dos sucessos deste final de 2002.
O alinhamento do álbum é composto por 14 canções e retrata "o percurso de rapazes e raparigas na escola secundária, com as suas aventuras e desventuras nas salas de aulas e no mundo 'perfeito' chamado recreio", explica a nota de imprensa da editora.
Carlos Tê, o autor desta ideia, explicou que neste disco estão algumas das canções duma peça de teatro chamada "Cabeças no Ar". A peça fala das aventuras dum grupo de alunos numa escola secundária algures no País. Fala das suas agruras de aprender, dos seus confrontos com a matemática, com o português, dos primeiros amores. Das canções que foram escritas retirou-se este lote. O critério de escolha não foi apenas o das melhores mas também das que pudessem subsistir e forma autónoma, isto é, que fizessem sentido isoladas, sem a muleta da situação e do contexto circundante. "Já não me lembro se as canções surgiram para justificar a peça ou se foi a peça que surgiu para justificar as canções. Mas isso não é relevante, nem a falta de memória é de admirar porque este disco represente compositores e cantores que foram notórios Cabeças no Ar no seu tempo escolar e, desde então, pouco mudaram. Talvez por isso mesmo tenham conseguido realizar-se a fazer o que mais gostavam".