Por Inês Monteiro e Liliana Beira


Combater as desigualdades sociais é o objectivo deste projecto

A Biblioteca Municipal da Covilhã foi o lugar escolhido para a realização do seminário de apresentação e discussão públicas do projecto "ConVidas", acção que decorreu no passado dia 2 de Dezembro.
Este projecto pretende combater as profundas desigualdades sociais que se verificam nas nossas sociedades e se repercutem ao nível dos diferentes papéis assumidos por homens e mulheres, nomeadamente, na família e no trabalho. Um outro objectivo inerente ao projecto é a melhoria da qualidade de vida do concelho, através do desenvolvimento de serviços e competências necessárias ao apoio à família.
O projecto "ConVidas" conta com a participação de inúmeras parcerias de desenvolvimento, no âmbito nacional e transnacional, como é o caso de parceiros de Espanha, Alemanha e França. A nível nacional, fazem parte deste projecto entidades como a CGTP (União de Sindicatos do Distrito de Castelo Branco), a NERCAB (Associação Empresarial da Região de Castelo Branco), a Câmara Municipal da Covilhã, a UBI e a Associação de Beira Serra.
A Beira Serra é uma associação de desenvolvimento local, que tem como objectivo promover a cidadania das Comunidades da Cova da Beira. Esta Associação efectuou um Estudo de Diagnóstico para identificar as dificuldades e necessidades que se fazem sentir em determinados sectores sociais.
Neste diagnóstico concluiu-se que as carências se situam, fundamentalmente, na falta de serviços de apoio ao idoso, nos fracos serviços ao dispor de deficientes fora das zonas urbanas, bem como carência de espaços de ocupação de tempos livres, e de creches para crianças dos 0 aos 3 anos de idade.
O projecto "ConVidas" tenta solucionar esta situação através de objectivos específicos. Entre eles, a melhoria dos acessos aos serviços de proximidade (creches, apoio a idosos e outros serviços públicos), o reforço da qualidade das respostas de apoio social, assim como a cooperação entre entidades de forma a melhorar a flexibilidade, qualidade e acessibilidade.
As zonas de intervenção deste projecto são, as zonas industriais da Covilhã e do Tortosendo e as freguesias urbanas e periféricas da cidade.
O Centro de Estudos Sociais da UBI, bem como o departamento de Engenharia Civil dão, igualmente, o seu contributo a este projecto. O seu trabalho passa pela realização de trabalhos de investigação de cariz local e regional, com o objectivo de fomentar o desenvolvimento da região.