Cerca de 50 pessoas subiram à Mata da Atalaia
Calendário 2003 em preparação
CNM encerra actividades de montanha no Sarzedo




NC/Urbi et Orbi


O Grupo de Montanha do Clube Nacional de Montanhismo (CNM), da Covilhã, concluiu o programa de actividades para 2002 com uma marcha no domingo, 1. Num percurso circular, a iniciativa teve como ponto de partida (e chegada) a freguesia do Sarzedo. A caminhada iniciou-se pela via romana que ainda prevalece, com passagem pelas pedras da Barca e do Sacrifício. O objectivo foi a Mata da Atalaia, um marco geodésico a mil e 100 metros de altitude, de onde se podem avistar 45 freguesias diferentes. A actividade contou com a participação de cerca de 50 pessoas e terminou com um Jantar no Sarzedo.
Agora, findo o plano de actividades de 2002, os responsáveis pelo Grupo de Montanha do CNM estão já a ultimar o calendário para o próximo ano. Segundo Carlos Tavares, um dos responsáveis da secção, algumas actividades já estão marcadas. O objectivo, refere, "é organizar uma iniciativa por mês". Os apoios, queixa-se, "são cada vez menos mas não vamos desistir. Até porque, entre os meses de Março de 2003 e 2004 se comemoram os 50 anos do Clube Nacional de Montanhismo".
Tavares adianta ainda que a revista com o calendário de actividades para a próxima época está em fase de preparação, e anuncia para breve a sua publicação. As actividades, embora ainda não estejam todas marcadas vão passar pelos já habituais passeios, marchas e caminhadas, e vai haver uma aposta maior na travessia, que implica pelo menos uma dormida a meio do percurso, provas de BTT e conferências alusivas às modalidades de montanha. Para tal, e para além do INATEL, o Grupo de Montanha está a tentar encontrar parceiros para iniciativas conjuntas, como é o caso da colectividade Amigos de Vila de Mouros ou o Clube de Montanhismo da Guarda.
Para além da falta de apoios, a inexistência de uma sede continua a ser o grande problema do clube. No entanto, adverte Tavares, "não vai ser por isso que o calendário vai ficar por cumprir". Aliás, conclui, "vamos pôr mais brio ainda no nosso trabalho".