Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O comandante da BT nº 5 garante que o posto via ficar em permanência

O Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) na Serra da Estrela está em funcionamento desde a última sexta-feira, 29. Os 16 militares, especialmente treinados para operações de montanha, vão ser reforçados com mais dez, nas épocas de maior frequência turística, isto é, durante os fins-de-semana, Natal, Carnaval, Páscoa e Fim de Ano.
A reabertura oficial, feita em condições atmosféricas adversas, contou, todavia, com uma boa notícia. O Posto já não vai fechar. A garantia é dada pelos responsáveis, quer do Destacamento da GNR da Covilhã, presidente da Câmara Municipal e comandante da Brigada Territorial (BT) nº5. "Esta ocasião é marcante porque é uma reabertura que não tem fecho. O Posto, que era sazonal, vai ficar agora em permanência", assegura o comandante da BT nº5. O Major-General Carvalho Figueiredo garante que a GNR não vai deixar a Serra. Isto porque, e tal como adiantou o NC na última edição, vai ser construído, nas Penhas da Saúde, o futuro posto permanente de montanha. O terreno, cedido pela autarquia covilhanense, fica localizado depois do cruzamento da piscina, no lado esquerdo, ascendente. Com três mil metros quadrados, o local não estará sujeito a qualquer espécie de isolamento durante a queda de neve, ao contrário do que acontece na Torre. O futuro Posto será composto por um efectivo de 16 militares. "O Comando-Geral já tem a localização e as plantas. Tem também a disponibilidade da autarquia para celebrar um protocolo de cedência gratuita, bem como a eventual colaboração ao nível do projecto", declara o autarca serrano. No que concerne a prazos de construção, Carlos Pinto salienta que a "Câmara Municipal já cumpriu a sua obrigação e que agora cabe ao Ministério da Administração Interna dar andamento ao projecto".
Como responsável máximo da Protecção Civil no concelho, a reabertura do Posto da GNR na Serra significa, para Pinto, além da ordenação do trânsito, ajuda em acidentes e problemas de segurança, "o conforto psicológico que dá às pessoas que por aqui transitam saberem que podem contar com esta força de segurança". Opinião partilhada pelo comandante do Destacamento covilhanense. José Teles, não deixa, no entanto, de fazer alguns reparos àqueles que não querem perder "pitada" do espectáculo da neve no Maciço Central. "Contactem-nos para saber se as condições atmosféricas apresentam ou não segurança, tragam roupa adequada e usem as correntes de neve", alerta Teles.