A prevenção é a chave para o combate à SIDA
Porque a SIDA existe
"Abraço" esclarece dúvidas na AAUBI

A "Abraço" esteve na AAUBI para realizar um debate sobre a prevenção da SIDA. O objectivo do evento foi dar mais informação aos jovens sobre uma doença que mata.


Por Mafalda Silva


No passado dia 5, realizou-se na AAUBI uma acção de prevenção da SIDA por parte da "Abraço", que tem vindo a fazer diversos trabalhos nesta área, dando informação aos jovens com o intuito de reduzir o número de
infectados pelo HIV em Portugal.
"Porque há pessoas que não podem ser esquecidas", é importante ter cada vez mais consciencialização sobre o problema, afirmam.
A "Abraço" é uma organização com 10 anos de existência, que conta com inúmeros colaboradores, e que trava uma luta no combate à doença. Entre outras actividades, percorrem as escolas do País em busca de dúvidas que necessitem de resposta. São essas respostas que podem conduzir a uma vida saudável.
De acordo com elementos da associação, a população está hoje muito mais bem informada do que há alguns anos atrás, ainda que haja muito a fazer, pois Portugal é o País da comunidade europeia com maior número de casos de SIDA por milhão de habitantes. "A situação é grave", dizem.
As três formas de contágio são através de relações sexuais, contacto directo com sangue (ao partilhar seringas e objectos cortantes, é necessário verificar se estes estão devidamente esterilizados ) e da mãe para o bebé. O preservativo, alertam, é a melhor forma de prevenção a nível sexual.
Segundo a "Abraço", "as pessoas erram, quando pensam que o mal
nunca lhes acontece, mas sempre aos outros, esquecendo-se que os outros são milhões e que facilmente se pode ficar contagiado.
Porque a Sida existe, "a sexualidade é muito importante para os jovens que a iniciam, e como tal têm de estar bem informados para se prevenirem". Depois do contágio, do "dia zero", aquele em que a pessoa se infectou, inicia-se um processo irreversível. Em geral, não há cura. Não há culpados. A prevenção é a chave, defendem.