Caminho de Ferro
Nova estação sem projecto

Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


"O projecto para a construção da nova estação de caminhos de ferro da Covilhã ainda não está em curso". Quem o diz é Susana Abrantes, da REFER. O protocolo que visa a construção já foi assinado com a autarquia covilhanense, mas as obras ainda não avançaram. "Ainda não há maquetas prontas", garante Susana Abrantes.
O protocolo estabelecido contempla, para além das obras na estação, o ordenamento urbanístico de toda a zona envolvente, a construção de um hotel e uma zona habitacional. O projecto "Estações com Vida" "faz parte de uma estratégia da REFER e da Invesfer que tem por objectivo requalificar o modo ferroviário, devolvendo-lhe o papel de importante dinamizador do desenvolvimento social, cultural e económico das comunidades que serve", refere a REFER . Em colaboração com as autarquias, a REFER pretende "fazer renascer os caminhos de ferro, através da recuperação e modernização da infraestrutura, aumentando a capacidade e a fiabilidade da oferta".
Susana Abrantes garante que haverá apresentação pública do projecto e que será dado a conhecer o tipo de intervenção. As cidades envolvidas no projecto "Estações com Vida" são, para além da Covilhã, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guimarães, Lagos, Porto, Setúbal, Tomar e Viana do Castelo. Destas 13 localidades, só sete têm o projecto completo e quatro já têm maqueta.