Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O almoço, realizado na ANIL, juntou perto de duas mil e 500 pessoas


Os beneficiários do Cartão Municipal do Idoso vão usufruir de vantagens na área da saúde. Os utentes vão poder, já a partir do próximo ano, fazer "check-ups" gratuitos e terem, deste modo, acesso a uma medicina de cariz preventivo. Foi esta a promessa deixada pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, durante o almoço-convívio que juntou perto de dois mil e 500 idosos, no pavilhão da ANIL, no domingo, 8. Os portadores do Cartão Municipal, que ascendem aos dez mil em todo o concelho, já há muito que vêm reclamando estas medidas. "Estamos a trabalhar para que em 2003 todos os que beneficiam do Cartão Municipal do Idoso possam ter cuidados de saúde preventiva", diz Carlos Pinto, anunciando igualmente a vontade de promover exposições de trabalhos de idosos no edifício Arte e Cultura.
O almoço, invariavelmente cheio de boa disposição e alegria, juntou idosos de quase todas as freguesias do concelho covilhanense. Maria Lucinda Albuquerque e a irmã, Virgínia de Ascenção, da Covilhã, salientam isso mesmo. "Hoje é um dia de muita alegria, pois temos a oportunidade de convivermos", afirma Maria Lucinda, com um sorriso, que se não fossem os problemas de sáude, era muito mais rasgado. A tradicional iniciativa, que vai já na terceira edição, é uma ocasião propicía a pedidos. Depois dos transportes públicos gratuitos, viagens turísticas, descontos nos abastecimentos de água e isenção de diversas taxas municipais, os beneficiários do Cartão do Idoso, continuam, segundo o autarca serrano, a constar das principais preocupações do executivo.
Servido o bacalhau frito com arroz de espigos, as filhós e bolo-rei, o resto da tarde foi animada por palhaços e pela música de um grupo da região. O Grupo Etnográfico de Idosos do Centro Paroquial de Nossa Senhora das Dores, do Paul, também marcou presença.