Greve Geral
Sindicato "mostra" forte adesão na Beira Interior


Hospitais, escolas e empresas, foram afectadas pela Greve Geral da passada terça-feira, na Beira Interior. Os sindicatos mostram-se satisfeitos com os números da adesão.

NC/Urbi et Orbi


Os números da adesão à greve geral, na passada terça-feira, 10, no Hospital Cova da Beira rondou os 72 por cento. No Hospital do Fundão, a União dos Sindicatos de Castelo Branco aponta para uma adesão na ordem dos 80 por cento. A percentagem de grevistas no Hospital Amato Lusitano é de cerca de 83 por cento. Estes números dizem respeito ao sector da enfermagem no turno da noite. Segundo fonte do Sindicato de Enfermeiros Portugueses, as sete cirurgias programadas no Hospital Distrital foram canceladas. Já à tarde, no sector da Saúde, a União dos Sindicatos registou uma greve entre os 55 e os 100 por cento no sector da Saúde.
No sector dos lanifícios, a Nova Penteação e a Fiper registaram uma adesão total à greve. A Alçada&Pereira teve uma adesão de 98 por cento, enquanto que a Paulo de Oliveira e a Penteadora registaram números que rondam os 80 por cento. No sector das confecções, o cenário não muda muito. A Sociedade de Fabricantes teve uma adesão de 100 por cento, enquanto que a Carveste, a Cramil e a Massitto registaram uma participação de cerca de 90 por cento. E à tarde, o sector dos lanifícios continuou com números elevados, tal como as confecções. Na educação, várias escolas fecharam no distrito. No concelho da Covilhã, na escola do Tortosendo, na escola Número 3, no Paul, na Pêro da Covilhã e Quinta das Palmeiras, não houve aulas. O refeitório da Danone, as Minas da Panasqueira, a Portucel e a Auto-Jardim foram também algumas das empresas afectadas pela greve.
Segundo a União dos Sindicatos de Castelo Branco, "os dados de adesão à greve geral no distrito continuam a confirmar a sua justeza". Os números distritais estão de acordo com os dados nacionais que rondam os 90 por cento em alguns sectores. No entanto, o Governo não confirma os números apresentados pelos sindicatos.