Como falar com jornalistas

sem ficar à beira de um

ataque de nervos



de António Granado e José Vítor Malheiros


"Se este livro ajudar a levar a ciência até ao público de uma forma mais clara e equilibrada e se puder ajudar as pessoas a compreender um pouco melhor o mundo em que vivem, o esforço que fizemos para a sua elaboração terá sido plenamente recompensado".



Por Catarina Rodrigues

"Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos" é o desafio lançado por António Granado e José Vítor Malheiros. Este livro transmite vários conselhos que podem facilitar o relacionamento dos jornalistas com investigadores, cientistas, médicos, engenheiros, assessores de imprensa e com a própria comunidade em geral. Mas, esta obra visa sobretudo contribuir para melhorar o relacionamento dos profissionais da comunicação social com o mundo da investigação científica e tecnológica. Para isso, os autores contam com a experiência adquirida ao longo de vários anos ao serviço do jornal "Público".
O facto de ainda surgirem hoje em dia mal-entendidos e confusões que no entender dos autores podem ser evitados foi o ponto de partida para passar para o papel conselhos práticos que podem facilitar a comunicação entre investigadores e jornalistas. A finalidade é transmitir a informação e opinião do que se passa no mundo. O cientista pode ajudar o profissional da comunicação a compreender os seu trabalho. O importante é que o público compreenda a informação que lhe é transmitida de forma clara.
A tarefa dos assessores de imprensa é também abordada neste livro bem como as normas de elaboração de um comunicado para os vários órgãos da comunicação social. A importância de um site na Internet também é assinalada. Os autores não esqueceram os conselhos para a fotografia e porque é frequente o medo das entrevistas são dadas algumas dicas para essas ocasiões. Tudo numa linguagem simples, directa e acessível, ou não fosse escrito por profissionais da área.
Mas, este livro não se destina apenas a cientistas e profissionais que contactam frequentemente com a comunicação social, é também um óptimo instrumento de trabalho para futuros jornalistas porque ajuda a compreender termos específicos e princípios éticos do jornalismo. No final têm em anexo o Código Deontológico dos Jornalistas, o Estatuto do Jornalista, a legislação sobre o Direito de Resposta e um pequeno mas útil Glossário Jornalístico.