Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Os funcionários da Casa de Saúde vão manter-se em funções

A Casa de Saúde de São Tiago vai encerrar logo após o fim do ano. Em causa o facto de "não ser possível manter a estrutura com milhares de euros de prejuízo". O vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, entidade responsável, explica que o passivo, só no ano passado, ascendeu a 75 mil euros, valor pago pela instituição. Lousa Nicolau atribui a actual situação da Casa de Saúde ao "incumprimento" de um documento assinado há sete anos atrás. Segundo o vice-Provedor, a 2 de Fevereiro de 1995, os 12 médicos que estavam à frente da instituição de sáude e a Misericórdia covilhanense assumiram o compromisso de manter a Casa a funcionar. O documento, assinado, continha igualmente o compromisso de que cada um dos médicos teria que colocar uma determinada quantia para fazer face às divídidas perante a Providência, fornecedores e funcionários. "No entanto, dos 12 que rubricaram o documento, somente dois, Miguel Castelo Branco e Ferreira Pinto, é que mantiveram a palavra", declara Lousa Nicolau. E adianta que esta "foi uma acção desastrosa".
Falhado o acordo, resta à Misericórdia covilhanense encerrar a Casa de Saúde, entregando as instalações aos senhorios, logo que sejam retirados todos os equipamentos. Além de pagar os prejuízos, a Santa Casa fica igualmente com a responsabilidade de assegurar os ordenados do pessoal, que, garante Lousa Nicolau, "não vai ser despedido". Os cerca de 12 funcionários vão continuar a trabalhar na Misericórdia.

Empresa para construir Lar já foi escolhida

À margem desta situação que Lousa Nicolau apelida de "inconcebível" e "irresponsável", a Santa Casa da Misericórdia assinou, na última quarta feira, 18, o contrato de adjudicação para a construção de um lar de idosos nas instalações do antigo Hospital Distrital da Covilhã. A empresa escolhida é a Teixeira Duarte que arranca com as obras a 2 de Janeiro, prolongam-se estas por quase um ano. Com um custo a rondar os três milhões de euros, dos quais 750 mil são comparticipados pela Segurança Social, o novo lar vai acolher 108 utentes, que serão divididos por dois equipamentos distintos.
Recorde-se que o projecto da nova estrutura, desenvolvido pela Santa Casa, foi aprovado pela Câmara da Covilhã em 2001 e lançado este ano. Foram 14 os concorrentes que se lançaram na "corrida" para a construção do Lar da Misericórdia, tendo sido escolhida a Teixeira e Duarte, na passada sexta feira, 13, depois de seis meses de análises às propostas.