Oxana, à esquerda na foto, já não passa o Natal na sua terra, a Ucrânia, há dois anos

Dia de Natal é comemorado a 6 de Janeiro
Ucranianos festejam "sviatki" longe de casa

Aproxima-se o "nosso" dia de Natal. Na Ucrânia, a data só é comemorada no dia 6 de Janeiro.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Como se festeja o Natal na Ucrânia? Oxana, Alexander e dois Yuri´s são quatro ucranianos que vivem na Covilhã e que explicaram as tradições da data que se aproxima. Coube a Oxana ser a "guia" pelas tradições de Natal do seu país, uma vez que se pronuncia num português quase perfeito. E se o dia 25 de Dezembro, em Portugal e em outros países católicos, é a data em que se festeja o nascimento de Cristo, na Ucrânia é diferente.
Os festejos natalícios, "sviatki", iniciam-se a 6 de Janeiro, Dia de Reis, em Portugal. "Nessa noite temos 13 pratos todos diferentes, mas há um que é especial e que comemos antes de todos os outros", explica Oxana. E esse prato "especial" chama-se "kuthiá". Infelizmente, Oxana não consegue explicar em português a sua confecção. A ucraniana chama também a atenção para o facto da gordura ser posta de lado, nesse dia.
Depois do verdadeiro "banquete", a noite ainda está no início. "Ninguém dorme. Mascaramo-nos todos e saímos para as ruas, entoando cântigos de Natal", conta Oxana, revivendo por alguns momentos o "seu" Natal, que já não o comemora na Ucrânia vai para dois anos. A alegria e boa disposição é a nota dominante, numa noite que é sempre fria e agraciada pela neve. Durante toda a noite, as portas das casas estão abertas para quem quiser entrar. As crianças recebem chocolates, bolachas ou dinheiro. Já os adultos agradecem uma bebida quente ou então a tradicional vodka. "Há muita alegria e as pessoas fazem da rua o palco da festa", diz Oxana, ao mesmo tempo que se refugia no ucraniano para explicar aos amigos o que se passa, ainda que Alexander e os dois Yuri's percebam mais ou menos o que é dito.

Couves e bacalhau subsituem ementa tradicional

Os emigrantes ucranianos, abertos a novas tradições e hábitos, e porque também já veêm em Portugal e na Covilhã o País e cidade que os acolhe, vão comemorar o dia 25 de Dezembro. "Vamos fazer uma festa e não há problema nenhum em comer o bacalhau com as batatas e couves". Questionados sobre o que pensam do Natal português, cabe, uma vez mais a Oxana expressar uma opinião. "As pessoas ficam em casa e não saem para cantar nas ruas, como nós. O nosso Natal é mais alegre", considera a ucraniana que fala por experiência própria, pois já teve oportunidade de festejar a data com uma família portuguesa. Apesar das diferenças, há sentimentos e votos iguais nos dois países. O desejo de um mundo melhor, mais solidário, onde a paz perdure.