Afonso Mesquita e Carlos Pinto celebram a assinatura do protocolo
Dinamizar a cultura
Região com outra música

Formar jovens na área musical é um dos principais objectivos dos protocolos assinados entre a autarquia covilhanense e várias entidades. A iniciativa pode permitir ainda a realização de uma maior número de espectáculos.


Por Catarina Rodrigues


"Trata-se da dinamização cultural da região". Palavras de Valter Lemos para definir o protocolo assinado no passado dia 20, entre a Escola Profissional de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco e a Câmara Municipal da Covilhã. O objectivo do documento visa a realização de espectáculos musicais e a elaboração de suportes multimédia, vídeo e audiovisuais. O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco frisa que "esta é a possibilidade do trabalho da ESART ser aprofundado na Covilhã". O documento tem um prazo de duração de cinco anos.
A autarquia covilhanense assinou também protocolos com o Conservatório Regional de Música - Orfeão da Covilhã e com diversas bandas filarmónicas do concelho. O objectivo principal é promover a música e formar jovens nesta área.
Afonso Mesquita, membro da Comissão Administrativa do Orfeão da Covilhã explica que ao abrigo do documento assinado serão abrangidas cerca de mil e 200 crianças que frequentam o 1º ciclo no concelho da Covilhã. "Serão dados os primeiros passos na área musical", refere. O Orfeão compromete-se assim a concretizar o projecto "A Criança e a Música" no qual estão envolvidos 15 professores. O apoio da autarquia ao Orfeão, para o presente ano lectivo, ronda os 30 mil euros. A intenção é que o projecto seja alargado às freguesias rurais.
Formar jovens para a actividade da música filarmónica é o objectivo dos protocolos estabelecidos com várias bandas filarmónicas, um pouco por todo o concelho. A Câmara Municipal atribui um subsídio anual de cerca de mil e 500 euros a cada uma destinados a custear a formação dos alunos em causa. Segundo Carlos Pinto, presidente da autarquia, o objectivo é "assegurar que a Covilhã tenha formação musical em permanência".