Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O grupo de cantares "A Lã e a Neve" animou a festa realizada no Teatro Cine

O Natal chegou mais cedo às freguesias de Santa Maria e São Martinho. Mostrar a solidariedade, tão precisa em especial nesta época, para com os mais desprotegidos e proporcionar-lhes um pouco mais de alegria. Foi este o mote que levou as Juntas de Freguesia de Santa Maria e São Martinho, em colaboração com o Projecto de Luta Contra a Pobreza "reAgir", a organizar o "Convívio Covilhanense". O Teatro Cine da Covilhã abriu as suas portas, no sábado, 14, e acolheu largas dezenas de pessoas para uma festa de Natal antecipada. O calor humano e as brincadeiras proporcionadas pelos palhaços Tobias e Malaquias começaram por fazer a alegria de quem preferiu deixar o aconchego do lar ou de quem procurava no convívio o conforto que não tem em casa.
De facto, e uma vez mais, coube às "forças vivas" das freguesias a animação. Vitor Tomás Ferreira, presidente da Junta de São Martinho destaca isso mesmo, assumindo ainda o compromisso de que a iniciativa "vai concerteza continuar no futuro". E a festa teve início com o "Pedro Pai Natal", uma peça de teatro interpretada pelo ATL "Os Raios de Sol", do reAgir. O espectáculo continuava com a actuação do Grupo Coral Juvenil do CCD Oriental de São Martinho. A irreverência e boa disposição da Tuna Feminina da Universidade da Beira Interior "As Moçoilas" encerrou o convívio com "chave de ouro". No final, e não se estivesse a comemorar o Natal, as filhós e o tradicional bolo-rei fizeram as despedidas.
O convívio, realmente covilhanense, demonstrou que a solidariedade, apesar dos tempos que se vivem, só precisa de vontade para ser posta em prática. Afinal, o Natal é quando o homem quiser.

Santa Maria ajuda famílias mais isoladas

Foi de solidariedade e amor ao próximo que se falou nessa noite. "Senti-me muito pequenino neste espectáculo. Esta época faz sempre lembrar aqueles que sofrem. Apesar da nostalgia, houve muita alegria e felicidade", considera o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria. António Rebordão justifica o convívio com a necessidade de "acabar com o mito da sociedade envelhecida e empobrecida". Para o autarca há que "colaborar sempre e todo o ano para ajudar quem precisa". E destaca a terceira idade, que subiu ao palco e provou que está "mais viva" que sempre. Os Grupos de Canto Coral do Projecto reAgir e de Cantares "A Lã e a Neve", da Associação de Reformados da Covilhã, mostraram que com vontade e empenho tudo se consegue. António Rebordão aproveita para anunciar que assinou recentemente um protocolo com a Câmara Municipal da Covilhã. O documento pressupõe que, em colaboração com o reAgir, cerca de 50 famílias necessitadas, sejam ajudadas e acompanhadas. Quem tiver necessidade de cuidados médicos, precisar de uma limpeza na sua casa, tratar do bilhete de identidade ou de outro aspecto burocrático, pode pedir auxilío na sede da Junta de Santa Maria, já a partir de Janeiro. "O protocolo prevê a admissão de duas funcionárias com experiência nesta área", explica Rebordão, anunciando que se o projecto resultar em pleno, também São Martinho irá ser contemplado.
Além disso, e em colaboração com as Conferências de São Vicente de Paulo, as duas freguesias e o projecto reAgir vão entregar cabazes de Natal a perto de 50 famílias.