Câmara Municipal da Guarda
Maioria socialista aprova Orçamento

O Plano e Orçamento da Câmara da Guarda foi aprovado na passada semana. Decisiva a votação dos socialistas. O PSD, no entanto, diz que a verba é irrealista.

Hélder Sequeira


A maioria socialista do executivo municipal da Guarda aprovou, na passada semana, o Plano e Orçamento para o ano 2003, da autarquia e dos Serviços Municipalizados, estimado em mais de 74 milhões de euros. Na votação, a posição social-democrata esteve apenas representada pelo Vereador Crespo de Carvalho, para quem este plano e orçamento "não é realista, não tem contenção, e representa um desperdício".E considera não se poder debruçar sobre o Plano "sem termos dados sobre o ano anterior", recordando que por várias vezes solicitou os documentos à Câmara sem que lhe tivessem sido entregues. A verba contemplada neste documento engloba a realização de obras a Sala de Espectáculos, a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial, o Canil municipal, o mercado ao ar livre, a Biblioteca municipal e sede do Centro de Estudos Ibéricos. Neste plano para 2003 é inserida construção Complexo Escolar da Póvoa do Mileu.
Para a autarca, Maria do Carmo Borges, de facto existem dívidas nas despesas correntes, nomeadamente nos transportes escolares e sector de limpeza, pelo que a autarquia vai avançar no pagamento de despesas.O vice-presidente da Câmara, Álvaro Guerreiro, sustenta que a discussão do documento era fundamental, e urgente, para o planeamento da vida do município. O edil critica o facto, de pela primeira vez, em duas décadas, se estar a assistir à discussão do Plano e Orçamento com a presença de apenas um vereador da oposição. Porém, Crespo de Carvalho alegou a falta do balancete de 2002 e deixou a promessa de envio de mais uma queixa para o IGAT - Inspecção-Geral de Administração do Território. Entretanto, na passada segunda-feira,Ana Manso (líder da distrital do PSD e também Vereadora da autarquia guardense) veio reforçar as críticas do referido vereador e reiterar algumas acusações à maioria socialista.