A autarquia já está a arranjar o pavimento
Acesso à A23 está a ser reparado pela Câmara
Autarquia garante que a conta "vai para a Scutvias"

A estrada de acesso à A23, por Maçainhas, está quase intransitável. A Câmara de Belmonte procede, por isso, a arranjos. Mas continua a dizer que o responsável pela via é a SCUTVIAS.


Por Laura Sequeira


O acesso de Belmonte à A23 já está a ser reparado. Amândio Melo, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, refere que a autarquia iniciou a reparação por considerar que a estrada se estava a tornar perigosa. O autarca explica que "temos vindo a insistir junto da Scutvias para assumir a responsabilidade". Segundo Amândio Melo, "a Scutvias diz que é o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) que a tem ".
"A Câmara Municipal vai entregar a conta da reparação da estrada à Scutvias", garante Amândio Melo que não deixa de focar que já foi pedido à Provedoria da Justiça "que instalasse um inquérito para apurar as responsabilidades e para fazer com que se cumpram os compromissos".
Recorde-se que já desde o Verão, aquando da inauguração do troço da A23 entre Caria e Guarda, a estrada se encontra num estado deplorável. Amândio Melo desde sempre invocou um protocolo assinado com a empresa que garantia a reparação das estradas municipais utilizadas para construir a Auto-Estrada.
Amândio Melo pergunta mesmo se existe alguma instituição que fiscalize o cumprimento de obrigações das concessionárias quando constroem uma auto-estrada. "Havia um compromisso com a Câmara. Mas neste momento, para além de contestarmos junto da SCUTVIAS, não sabemos a quem recorrer. Não há indicação de quem é o instituto que fiscaliza estas obras" explica o autarca. Amândio Melo salienta que existem pessoas, na freguesia de Maçaínhas, que também foram afectadas, nas suas propriedades, pelas obras, e que só recorrem à Câmara, a contestar, "porque não conhecem mais nenhum interlocutor. Só que nós, também não sabemos a quem nos dirigirmos". A verdade é que o estado de degradação das vias tem afectado bastante o concelho. Agora, por exemplo, para além do acesso à A23, a estrada que faz ligação até essa via, ou seja, o troço entre Ginjal e Belmonte, começa a esburacar-se. Neste ponto, porém, "não é uma estrada directamente afectada pelas obras da A23. A degradação decorre do intenso tráfego. E aí, quem deve responder é o Instituto de Estradas de Portugal".
A Scutvias, contactada pelo NC, remeteu o assunto para a sede da empresa em Lisboa. Segundo Isabel Amaral, responsável da empresa em Castelo Branco, qualquer assunto que diga respeito ao acesso de Belmonte à A23 deve ser tratado com Matos Viegas, administrador delegado da Scutvias. Até ao fecho de edição não chegou qualquer resposta da parte da empresa.