Segundo o estudo promovido pela AIND, Castelo Branco é um dos distritos onde se lêem mais jornais regionais
Estudo revelador
Castelo Branco "lidera" melhores índices sobre Imprensa Regional




NC/Urbi et Orbi


A Imprensa Regional, para 56,1 por cento dos inquiridos, tem contribuído bastante para manter as pessoas informadas sobre a região. Em Castelo Branco, são 62,8 por cento dos leitores a afirmá-lo. Estes são alguns dos dados revelados pelo estudo "A Imprensa Regional em Portugal - Elementos para a gestão estratégica e planeamento publicitário", encomendado pela Associação Portuguesa de Imprensa (AIND) ao Instituto de Pesquisa e Opinião de Mercado (IPOM), acerca dos indíces de leitura, frequência, longevidade, entre outros aspectos, da Imprensa Regional.
No que respeita à frequência de leitura de jornais regionais ou revistas regionais, 54,9 por cento afirma ler ou folhear publicações deste género semanalmente. Castelo Branco, no que se refere à análise por distritos, apresenta um dos valores máximos, com 81,8 por cento de pessoas que leêm ou folheiam. Já no distrito da Guarda (onde existem cinco jornais), a frequência de leitura anda nos indíces mais baixos, com 51,6 por cento.
Quanto ao aspecto gráfico das publicações regionais, 47,8 por cento dos leitores consideram a qualidade gráfica da Imprensa Regional razoável. De referir, ainda, o número significativo de inquiridos (43,6 por cento da amostra nacional) que a classifica como boa e onde, uma vez mais, aparece o distrito albicastrense.
Relativamente às perspectivas de futuro da Imprensa Regional, o estudo conclui que, por todo o País, a maioria dos inquiridos - 60,6 por cento - afirma que a importância da Imprensa Regional vai aumentar num futuro próximo. Ainda para uma boa maioria dos leitores que acederam responder ao estudo, 50,5 por cento do total nacional, defendem que o Governo deveria apoiar parcialmente projectos de desenvolvimento de jornais.