NC/Urbi et Orbi


João Vasco Ribeiro (à direita na foto) criticou a falta de investimento dos sucessivos governos

O presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC), João Vasco Ribeiro, anunciou na quinta feira, 19, que vai abandonar o cargo, por divergências políticas com o ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Isaltino Morais.
Indicado pelo governo socialista, João Vasco Ribeiro pediu ao ministro a cessação da comisssão de serviço. O que terá levado este responsável a abandonar o cargo terá sido a nomeação de mais uma coordenação do Programa Operacional do Centro (POC), que contraria a proposta de emagrecimento da estrutura de gestão apresentada pelo demissionário, e que contemplava apenas um coordenador para a área geográfica do Côa e da Serra da Estrela.
João Vasco Ribeiro contesta o facto de, "ao arrepio das decisões do Governo de contenção de défice", o ministro ter nomeado "um coordenador para o Vale do Côa". "Lembrei ao ministro que mais um coordenador corresponde ao pagamento de doze técnicos superiores" afirma o demissionário. João Vasco Ribeiro lamenta o facto do ministro não ter acolhido as suas propostas de alteração na estrutura do POC e defende que a nomeação de um novo coordenador para o Côa "irá agravar a despesa e inviabilizar a manutenção da estrutura de apoio técnico", que considera fulcral para a dinamização daquele instrumento. A estrutura de apoio do POC inclui 86 efectivos e 22 contratados- 18 dos quais técnicos superiores, para os quais João Vasco Ribeiro diz não ter recebido garantias de renovação de contratos.
Na despedida, o demissionário critica a "falta de investimento estruturante na região, não só por este Governo, mas também, em parte, pelos anteriores". "Há um défice de investimento compensador pelo esforço autárquico" considera Ribeiro. E adianta ser "imcompreensíveis" alguns atrasos e falta de decisões em algumas obras, como o Hospital Pediátrico de Coimbra. João Vasco Ribeiro espera, porém, que as mudanças na CCRC tragam "mais qualidade e no sentido de afirmação da região".