O modelo "Small World" permite que a transmissão de informação seja mais rápida
Palestras de Informática
O fenómeno do "Mundo Pequeno"

Paul Crocker é docente na UBI e investigador na área da Informática. O fenómeno do "Small World", teoria estudada nas Ciências Sociais, está agora a ser aplicado à Internet. Descobrir uma forma rápida e eficaz de transmitir informações é o objectivo deste estudo.


Por Eduardo Alves


No dia-a-dia, não raras vezes pensamos que o mundo é pequeno. Sobretudo naquelas situações em que conhecemos alguém novo e descobrimos que temos um amigo em comum. As redes de comunicação subjacentes a estes acontecimentos foram estudadas pelo sociólogo, Stanley Milgram, no início dos anos 60. Nenhuma pessoa é totalmente solitária nem, pelo contrário, possui um número excepcional de ligações. A relação com os outros fica-se por um valor médio. Esse valor é também verificado no número de ligações das páginas da Web entre si. Milgram descobriu que todas as pessoas têm, em média, um conjunto de seis indivíduos que consideram como contacto básico. Por sua vez, essas seis pessoas têm, cada uma, outros seis contactos. Todo este processo dá origem a uma rede complexa.
Na Internet, para além das redes como topologias regulares, as mais utilizadas, estão também presentes estas mesmas redes complexas. O objectivo das investigações que decorrem neste campo é descobrir as estruturas específicas deste tipo de topologias.
O chamado modelo "Small World", ou "o mundo é pequeno" permite que "a informação vá muito mais rápido de uma fonte para a outra, e também que esteja mais localizada", explica Paul Crocker, investigador das redes de topologias sem escala.
Esta teoria tem sido bem recebida pelos informáticos, que encontram nas suas características fortes potencialidades para tornar a Internet um meio ainda mais eficaz no acesso à informação. O alto clustering, capacidade de possuir bastante informação e meios de difusão e um pequeno diâmetro, dão às redes do "Small Word" condições essenciais para se tornarem as mais utilizadas na Web. Segundo Paul Crocker, "a aplicação destas topologias pode ser utilizada em vários campos".


Palestras vão continuar



A iniciativa partiu da Departamento de Informática da UBI. Apresentar, todas as semanas, um colóquio sobre assuntos relativos a esta área. Até agora foram realizadas 11 palestras e o calendário, para este ano lectivo, já está preenchido. Luís Alexandre, docente da UBI e membro do Departamento de Informática, afirma que esta iniciativa "é para continuar". Nestes eventos, a organização, tem procurado abordar temáticas relacionadas "com aquilo que é leccionado ao longo do curso", acrescenta o docente. Um outro ponto de contacto para alunos e investigadores, entre matérias do seu interesse. O aspecto mais negativo que Luís Alexandre encontra nestas palestras é a adesão por parte dos alunos, que no seu entender, "tem sido muito fraca".