A possibilidade de encerramento do CER de Castelo Branco, não faz sentido para Miguel Nascimento
Serviço diário interrompido temporariamente
Centro Emissor Regional preocupa vereador socialista

Várias autarquias da região subscreveram um documento contra a possível extinção do Centro Emissor da RTP do distrito de Castelo Branco.



Por Catarina Rodrigues


Miguel Nascimento, vereador socialista na Câmara Municipal da Covilhã, manifestou na última reunião do executivo realizada no passado dia 6, o seu repúdio pela possibilidade de encerramento do Centro Emissor Regional (CER) da RTP de Castelo Branco. "Não faz sentido que um serviço desta importância , criado há tão pouco tempo e com as condições logísticas que tem, encerre a sua emissão diária de 20 minutos", explica Nascimento.
O despedimento continuado de trabalhadores, significa para o vereador da oposição uma "caminhada para o fim". Miguel Nascimento lembra que foi o Governo do Partido Socialista que trouxe a delegação da RTP para o distrito, que era no momento, a única região do País que não tinha este serviço. "Agora estamos a andar ao contrário", sublinha, acrescentando que "o encerramento do CER é uma medida de discriminação negativa para o interior do País e que só volta a aumentar as assimetrias regionais".
Nascimento não acredita que o encerramento dos Centros Emissores Regionais resolva o problema financeiro que a RTP atravessa. O autarca apresentou na reunião do executivo uma moção sobre este assunto para ser enviada ao ministro Morais Sarmento. Mas, foi informado pelo vice-presidente da Câmara da Covilhã, Alçada Rosa, que a autarquia já tinha rubricado uma moção de carácter mais abrangente da iniciativa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Alçada Rosa garantiu que o documento foi subscrito pela entidade promotora e pelas autarquias de Castelo, Branco, Covilhã, Guarda, Portalegre e outras da região.