Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi




O Teixoso despede-se do ano 2002 com uma vitória. Foi um jogo muito disputado de parte a parte e em que apesar da boa réplica da equipa do Pedrógão, o Teixosense ganhou com justiça.
A primeira ocasião de perigo aconteceu por intermédio de Daniel Bordadágua que rematou rente ao poste da baliza de Rui Enes. E aos 15 minutos o golo inaugural. Acácio ainda de fora da área remata forte e colocado para as redes da equipa de António Morais. A seguir a este lance é o guarda-redes do Teixosense, Daniel Pires, que nega o golo do empate. O Pedrógão carrega e o Teixosense, algo nervoso, comete alguns erros defensivos.
Ainda na primeira parte um lance polémico: Pedro Costa remata forte e Daniel Pires defende sem segurar a bola. Os jogadores visitantes reclamam golo. E na sequência do lance o árbitro António Carrola expulsa Pedro Costa por pretensas palavras dirigidas à equipa de arbitragem.
Na segunda parte a equipa de Pedrógão aproximou-se ainda mais da baliza local, onde a defensiva local e especialmente Daniel Pires negavam o empate. Na resposta Geraldes e Hélder Morais tentavam escapar e aumentar a diferença. A entrada do treinador-jogador Gaspar, trouxe mais frescura ao ataque, e foi dos pés dele que saiu um grande remate para uma grande defesa do guardião contrário. O jogo era aberto, com as duas equipas a jogarem em toada de parada e resposta e com incerteza no resultado. A seguir é Claúdio que desperdiça três grandes oportunidades de marcar. E noutra ocasião sofre falta para grande penalidade que António Carrola não marca. Na segunda parte Carlos Chasqueira é expulso por acumulação de amarelos. O Pedrógão aposta mais no ataque, e deixa o experiente Joca como patrão da defensiva.
Quase a acabar o tempo de descontos, Hélder Morais lança o jovem lateral direito Pedro Pereira pela esquerda, e este à saída de Rui Enes remata para o golo. A tranquilidade no resultado instalou-se e o apito final do árbitro ditou o regresso às vitórias da equipa do Teixosense e o regresso à quarta posição.
Aliás, dos três primeiros classificados ninguém cedeu terreno. Em Cebolais de Cima, a turma orientada por António Varão recebeu e bateu por 2-0 a formação de Oleiros. Em Idanha-a-Nova o Paul não evitou a derrota por 3-0 e, na recepção ao Desportivo de Castelo Branco, o líder Estreito também não facilitou e venceu por 3-2.
Digna de registo é, também, a primeira vitória do Orvalho na corrente temporada. Os orvalhenses, agora orientados por Orivaldo Nascimento, durante muitos anos ao serviço dos rivais do Estreito, receberam e bateram o Salgueiro do Campo por 2-1.

 


"Amigos do alheio" furtam carrinha



Na passada semana a viatura de marca Toyota pertencente ao Grupo Desportivo Teixosense foi roubada. A mesma foi depois encontrada na zona de Salamanca (Espanha), por uma teixosense que ocasionalmente passou pela cidade. Os larápios furtaram a mesma viatura através de uma ligação directa, gastando depois todo o combustível existente. Os dirigentes deslocaram-se ao local para a identificar. E foram-na buscar no dia 28 de Dezembro.