Eduardo Brito quer um comando da GNR em Seia
Seia
Eduardo Brito reivindica destacamento da GNR


O autarca senense quer mais efectivos na cidade e um comando próprio. É que Seia é uma das principais portas para a Serra e, por isso, é preciso reforçar a segurança.


NC/Urbi et Orbi


O presidente da Câmara Municipal de Seia voltou a reivindicar mais efectivos e um comando próprio da GNR nesta cidade. Eduardo Brito deu conta desta pretensão ao ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, que se deslocou segunda feira, 20, à cidade para conhecer as instalações do posto onde funciona esta força de segurança e quais os principais problemas dos cidadãos na área da sua jurisdição.
O autarca senense volta a frisar estas ambições, como forma de resolver "alguns problemas" que subsistem neste domínio da segurança dos cidadãos. Para que tal aconteça, volta a dizer estar disposto a "desencadear todos os meios ao alcance para que haja em Seia mais e melhor segurança", apesar de considerar existirem "bons níveis neste domínio".
Os argumentos apontados são sobejamente conhecidos, mas o autarca volta a reafirmá-los ao titular da pasta, com o qual o edil ainda não tinha tido oportunidade de abordar esta matéria. "A localização estratégica de Seia, no contexto regional, constituindo a principal porta de entrada na Serra da Estrela, os problemas que nos caracterizam, os nossos índices populacionais e o nosso desenvolvimento, são factores que por si só, justificariam um comando autónomo, com um substancial acréscimo do número de efectivos", afirma Eduardo Brito.
"Por outro lado, grande parte do concelho está integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e incluí áreas sensíveis como a Torre, Lagoa Comprida e parte substancial do planalto central da montanha", acrescenta, manifestando a total disponibilidade da autarquia para resolver alguns problemas.
Figueiredo Lopes ouviu mas não se pronunciou sobre esta matéria. O ministro referiu apenas que o essencial é "garantir mais segurança às pessoas".