Comissão de Coordenação dá luz verde
Autarquia tem três anos para rever PDM

NC/Urbi et Orbi


Vai avançar a revisão do Plano Director Municipal (PDM) já durante este mês de Janeiro. A garantia foi dada na última sessão do executivo pelo presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes. O autarca fez saber que já tem luz verde da Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC) para suspender o PDM no que concerne a empreendimentos turísticos em áreas de relevante interesse para o concelho. Esta alteração surge da necessidade de "harmonizar o Plano Director Municipal, que, apesar de definir algumas zonas como áreas de grande potencial turístico, como o Fundão, Alpedrinha, Castelo Novo, etc, não permite a implantação de hotéis de raíz nesse mesmo espeço territorial". São estas algumas das contradições que aparecem num documento que, sustenta Manuel Frexes, "é um autêntico entrave ao desenvolvimento e expansão do concelho e não dá resposta às necessidades turísticas e de mercado".
O PDM já foi alvo de duas alterações, a primeira das quais solicitada pelo anterior executivo socialista. No entanto, subsiste uma questão fundamental. É que este Plano apenas permite investimentos hoteleiros a partir da recuperação de construções existentes ou empreendimentos de natureza rural.
A alteração pedida à CCRC vai vigorar durante três anos, um prazo que a autarquia fundanense considera ser necessário para rever o PDM.