Maria Johanna Schouten

"Nós, os Tikopia"



Tikopia - esse nome foi manchete nas notícias do Ano Novo: Uma ilha devastada por um ciclone. Parece apenas uma mancha no Oceano Pacífico essa ilha isolada, cujo diâmetro é apenas de 5 quilómetros e cuja população nem chega aos dois mil.
Apesar disso, Tikopia tem sido o tema para inúmeras obras académicas, e os antropólogos estão bem familiarizados com o seu nome. Foi em Tikopia que um dos estudos mais famosos da antropologia social foi efectuado, o do neozelandês Raymond Firth. As 600 páginas do seu livro clássico We, the Tikopia, publicado em 1936, representam apenas o princípio das muitas milhares que esse autor produziria sobre a população da ilha. A vida política, económica e religiosa, a arte, a língua, as tradições orais -- tudo foi descrito e analisado em grande pormenor, com originalidade e de tal forma cativante que o leitor se sente um de "Nós, os Tikopia". A antropologia deve a Firth valiosos contributos teóricos e retratos vivos de várias sociedades, mas foi aos Tikopia que o seu nome ficou mais intimamente ligado. Recentemente falecido na idade de 100 anos, Firth trabalhou até à última fase da sua vida os seus dados, redigindo novos textos sobre esse povo.
A partir de meados do século XX, as pesquisas da antropologia incidiram cada vez mais sobre sociedades camponesas ou mais complexas, em vez das sociedades chamadas "primitivas", ponto de referência dos antropólogos-fundadores. Os Tikopia, povo sem escrita, podem servir como um protótipo do objecto de estudo da antropologia na sua primeira fase. Porém, Firth dedicou-se também às mudanças socio-culturais. Na sua segunda investigação, iniciada em 1952, debruçou-se sobre tópicos como a conversão ao cristianismo e o impacto do governo colonial.
A vulnerabilidade e o isolamento da ilha ficaram bem patente nos últimos dias, registando-se que as condições ecológicas e político-administrativas não são favoráveis, e provavelmente não vão melhorar no curto prazo. Situações similares aplicam-se a muitas outras terras, com populações bem mais numerosas. Seja-me, no entanto, perdoado que tenho destacado esse nome soante: Tikopia, terra minúscula, mas grande na sua herança para a antropologia.