O Processo



de Franz Kafka





Por Catarina Rodrigues



"Alguém devia ter caluniado Josef K., visto que uma manhã o prenderam, embora ele não tivesse feito qualquer mal".
Começa assim "O Processo" de Franz Kafka. Dois guardas corpulentos ao serviço de "altas autoridades" invadem a vida de K.(o personagem principal da história).
Baseados numa lei (que ninguém sabe bem qual é), prendem-no, mas tudo é estranho, até porque ele pode continuar a trabalhar. Apenas tem que comparecer a alguns interrogatórios durante um prazo indefinido.
K. tenta a todo o custo recolher informação e tentar perceber o que se está a passar. Mas, nada tem sentido. Ele tenta provar a sua inocência, o que é complicado porque não sabe que mal fez ou de que tem que se defender.
"O Processo" é uma obra escrita com tremenda imaginação. Perguntamos a nós próprios como é possível que alguém tenha pensado em tal história. Mas as descrições feitas pelo autor tornam os acontecimentos bem reais como se eles nos pudessem acontecer a qualquer momento.
K. vê-se confrontado com uma justiça que todos parecem conhecer menos ele. Tudo hierarquicamente organizado. A história termina com uma pena de morte absurda, sem lógica, sem juiz e sem o alto tribunal que K. não conseguiu alcançar.