Serra da Estrela
Nova instituição pode substituir Comissão dos Descobrimentos

NC/Urbi et Orbi


Uma nova instituição pode surgir na zona da Serra da Estrela, de modo a substituir a extinta Comissão dos Descobrimentos, para a comemoração dos 500 anos da Descoberta do Brasil. A garantia é deixada pelo presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, que salienta que esta é uma conquista da região.
"O facto de nos termos criado a Rota dos Descobridores, em consonância com as comemorações, e de o Governo ter extinto a Comissão, fez com que revelasse uma abertura em criar esta nova instituição. Isto só é possível pelo facto de existir a Rota, com a credibilidade que tem o castelo de Belmonte, Pedro Álvares Cabral ou Pêro da Covilhã. Se conseguirmos, será uma conquista para a região" afirma Jorge Patrão, que salienta já ter tido uma reunião com o Ministro da Cultura, Pedro Roseta, bem como com o respectivo secretário de Estado.
O assunto está neste momento a ser estudado e, a ser criada, a futura instituição será constituída por actores da região e com a participação do Estado.